filmeu

Disciplina Organização de Tempos Livres

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC tem como objetivo principal a compreensão do tempo livre em seu processo histórico e cultural, como conquista e direito atribuído. Centra-se na preparação dos alunos a conceber e organizar atividades dos tempos livres, não só como recreação mas também, e fundamentalmente, como um momento informal importante do desenvolvimento pessoal e social. Neste sentido, os conteúdos programáticos estão organizados de forma a desenvolver o espírito crítico e reflexivo face às diversas manifestações artísticas, culturais e sociais, focando no planejamento, organização e execução de atividades que versem , em torno de um tema comum, sobre a integração e a interação, responsabilidade social, a inclusão, o lazer e a aprendizagem. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos O tempo do trabalho e o do tempo livre; A função social do trabalho e do tempo livre; As actividades culturais como forma de desenvolvimento pessoal e social na ocupaçãodos tempos livres; Tipologia das actividades de recreio e de lazer; Organização de eventos culturais: teatro, cinema, colóquios, visita a museus, etc. Fomentar o espírito critico e reflexivo face às diversas manifestaçõe artísticas.
  • Objetivos

    Objetivos

     Distinguir a função social do trabalho e do tempo livre;  Interpretar as actividades culturais como forma de desenvolvimento na ocupação dos tempos livres;  Ser capaz de organizar actividades de ocupação dos tempos livres. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino estruturam-se em aulas teóricas e teórico-práticas. Nas aulas teóricas, faz-se o enquadramento da problemática da disciplina com o suporte de diferentes ferramentas didácticas: power point, vídeos, fontes iconográficas, textos de apoio, estimulando-se os estudantes à participação na reflexão e debate de ideias bem como na compreensão e reflexão conceptual dos temas. Nas aulas teórico-práticas serão trabalhados os conteúdos temáticos do programa, tendo os estudantes que elaborar textos e apresentações orais. A avaliação funciona como reguladora do processo-ensino aprendizagem e apresenta uma dimensão formativa e global: avaliam-se não só os produtos, mas também os processos e os recursos. Pretende-se com o trabalho de grupo e individual fazer a aplicação de conhecimentos. Avaliação: Trabalhos individuais- 50% ; trabalho de grupo- organização de uma actividade cultural de ocupação de tempos livres- : 50%
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bacal, S. (1988). Lazer: teoria e pesquisa. São Paulo: Edições Loyola. Bacal. Canário, R. (2019). Aprender sem ser ensinado. A importância estratégica da educação não formal. in. Lima, A; Pacheco, M; Canário, R. (Eds), A educação em Portugal (1986-2006). Alguns contributos de investigação. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, pp.195-254. Dumazedier, J. (1994). A revolução cultural do tempo livre. São Paulo: Studio Nobe. Dumazedier, J. (1999). Sociologia empírica do Lazer. São Paulo: Perspectiva. Huertas, F. (1996). O Método PES: entrevista com Matus. São Paulo, Fundap.   Neto, C. (1997). O jogo e o desenvolvimento da criança. Lisboa: Edições FMH. Patrício, M. (2019). Educação Formal, não formal e informal. in: (Eds.), Literacias Cívicas e críticas: refletir e praticar. Braga, CECS. Valente, J. C. (2010). Para a História dos Tempos Livres em Portugal. Da FNAT à INATEL (1935-2010). Lisboa: Edições Colibri e INATEL.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios