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Apresentação
Apresentação
É uma UC imprescindível neste plano de estudos pois permite a formação em contexto de trabalho e o contacto com a realidade profissional.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 10
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT75-16648
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Sim
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A elaboração de um projecto de intervenção que integre as seguintes áreas: Actividades educativas e recreativas ¿ elaboração de um programa de promoção da educação e bem estar que esteja de acordo com a caracterização da instituição e as características do público ¿alvo. Saída cultural: elaborar um programa de actividades fora da instituição considerando as potencialidades do meio e os interesses e necessidades da população. Relação Instituição ¿ família: estabelecer a ligação e acompanhamento entre a instituição e a família. : organização de uma actividade de animação cultural (ex passagem de um filme com debate, apresentação de uma peça de teatro com debate, colóquio com especialistas convidados, etc).
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Objetivos
Objetivos
1. Ser capaz de caracterizar e identificar as necessidades e interesses da instituição e do público-alvo. 2. Elaborar um projecto de intervenção socioeducativa que responda às necessidades /interesses identificados no ponto anterior. 3. Ser capaz de fazer um balanço crítico da sua actividade identificando os aspectos positivos e negativo da sua intervenção.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino -aprendizagem são suportadas na mentoria e no acompanhamento personalizado, nos debates/discussão de ideias e no uso de tecnologias educacionais de forma a apoiar os estagiários a adquirir competências técnicas e comportamentais essenciais para o sucesso da prática profissional e focada na preparação dos futuros profissionais para os desafios do mundo do trabalho.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Almeida, J. & Pinto, J. (1980). A Investigação nas Ciências Sociais Lisboa: Editorial Presença Quivy, R. & Campenhoudt, L. (1992). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa:Gradiva Silva, A. & Pinto, J. (1986). (orgs). Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Afrontamento
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não