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Apresentação
Apresentação
A UC Sociologia da Educação visa preparar os estudantes com conhecimentos teóricos, metodológicos e práticos para uma análise crítica e sociológica dos processos educativos nas sociedades contemporâneas. Com foco na relação entre sociedade e educação, aborda como as estruturas sociais, culturais e políticas influenciam o sistema educacional, tanto em contextos de educação formal, como em contextos de educação informal. A UC prepara os estudantes para atuarem em contextos educativos, comunitários e sociais, promovendo práticas inclusivas e reflexivas, capacitando os futuros educadores sociais a compreender e intervir nas dinâmicas sociais que impactam a educação, tornando-os agentes de mudança.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT75-2648
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Fundamentos epistemológicos da Sociologia da Educação Origem, objeto e método da Sociologia Autores, percursos e fundadores da sociologia A construção social da educação escolar 2. Matrizes teórico-conceptuais da Sociologia da Educação Principais correntes teóricas da Sociologia da Educação Conceitos fundamentais na Sociologia da Educação 3. O papel da educação nas transformações sociais Processos educativos escolares e não escolares Globalização e educação Políticas educativas e sociais Educação e trabalho 4. Desafios contemporâneos na Sociologia da Educação Inclusão e diversidade Tecnologia e educação Educação e cidadania
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Objetivos
Objetivos
No final da UC, os estudantes deverão ser capazes de: Compreender os fundamentos teóricos, metodológicos e práticos da Sociologia da Educação. Identificar e analisar as influências das estruturas sociais, culturais e políticas no sistema educacional, tanto em contextos formais quanto informais. Desenvolver a capacidade de análise crítica e sociológica dos processos educativos nas sociedades contemporâneas. Aplicar a reflexão sociológica para entender e avaliar os contextos educacionais e sociais. Intervir de forma informada e responsável em contextos educativos, comunitários e sociais. Promover práticas educativas inclusivas, reflexivas e socialmente responsáveis. Capacitar-se para agir como educador social, compreendendo e influenciando as dinâmicas sociais que afetam a educação, com o intuito de se tornar um agente de mudança.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias inovadoras para o processo de ensino-aprendizagem incluem a) a Aprendizagem Baseada em Investigação (ABIn), permitindo que os alunos realizem um estudo de investigação completo, promovendo a autonomia e o pensamento crítico; b) os debates e discussões sobre leituras prévias incentivam a reflexão crítica e a aplicação das teorias sociológicas; c) a construção de um dicionário de conceitos sociológicos permite que os alunos se familiarizem com o vocabulário e aprofundem a compreensão dos conceitos-chave; d) realização de um exercício escrito em sala de aula de forma a aferir conhecimentos e avaliar o progresso dos alunos. O recurso a uma metodologia diversificada favorece uma aprendizagem ativa, colaborativa e reflexiva, desenvolvendo habilidades práticas e teóricas essenciais para a análise sociológica no campo educacional.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ballantine, J., Stuber, J., & Everitt, J. (2021). The Sociology of Education: A Systematic Analysis (9th ed.). Routledge. Bauman, Z., & May, T. (2010). Aprendendo a pensar com a sociologia. Zahar. Berger, P., & Luckman, T. (2004). A construção social da realidade. Um livro sobre a sociologia do conhecimento (2.ª ed.). Dinalivro. Durkheim, E. (2007). Educação e sociedade. Lisboa: Edições 70. Durkheim, É. (2022). As regras do método sociológico. Quimera. Giddens, A. (2000). O Mundo na Era da Globalização. Presença Giddens, A. (2000). Sociologia (9.ª Ed.). Fundação Calouste Gulbenkian. Morrow, R., & Torres, C. A. (1997). Teoria social e educação: uma critica das teorias da reprodução social e cultural. Edições Afrontamento. Seabra, T. (2009). Desigualdades Escolares e Desigualdades Sociais. SPP, 59, 75-106. Teodoro, A. (2019). A Sociologia da Educação em Portugal. Do conhecimento das realidades a discursos paralelos. Revista de Sociología de la Educación, 3(12), 435-437.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não