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Disciplina Introdução às Ciências Sociais

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular introduz os estudantes no trabalho académico a partir de perspectivas múltiplas e interdisciplinares. Neste contexto, a UC procura promover o conhecimento dos diferentes paradigmas, abordagens e conceitos teóricos utilizados nos estudos no campo das Ciências Sociais com o objetivo de desenvolver nos estudantes uma base sólida de conhecimentos, que lhes permita identificar e compreender os diferentes fenómenos sociais da contemporaneidade, enquadrando-os no contexto da Educação Social.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Emergência e desenvolvimento das Ciências Sociais: As ciências sociais: natureza, objeto e evolução Paradigmas nas Ciências Sociais Ciências Sociais em Portugal    2. Metodologia investigação Ciências Sociais: Do senso comum à problematização Investigação em Ciências Sociais Método, técnicas, conceitos e variáveis sociodemográficas   3. Mundo global contemporâneo: Globalização, crescimento económico e desenvolvimento sustentável Ocidente, multiculturalismo, etnicidade e migrações Grandes problemas sociais do século XXI   4. Ética, sociedade e trabalho A necessidade social da ética. A Ética e a Moral como construção social Ética aplicada à Educação Social (Código Deontológico)
  • Objetivos

    Objetivos

    Contextualizar a emergência das Ciências Sociais no tempo e no espaço Conhecer e saber interpretar as abordagens dos principais autores clássicos Reconhecer os fundamentos teóricos e conceitos estruturantes nos textos    Analisar e refletir criticamente sobre as problemáticas sociais contemporâneas no campo da educação, relacionando-as com os fundamentos teóricos estudados Fomentar a reflexão crítica sobre as questões sociais e éticas, quer quer no âmbito profissional, quer no âmbito científico
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O contexto de inovação na UC Introdução às Ciências Sociais, favorece o uso da metodologia ativa, colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem. Procura-se que o aluno interiorize as informações recolhidas de forma autónoma em articulação com as informações facultadas pela docente. A partilha do saber entre os estudantes é também estimulada através do debate e exposição de opiniões fundamentadas em sala, contribuindo para potenciar o sentido crítico dos estudantes.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Barata, Ó. (2004). Introdução às ciências sociais (Vol. 1). Bertrand Berger, P., & Luckmann, T. (1999). A construção social da realidade. Dinalivro Bryman, A. (2012). Social research methods. Oxford University Press Carvalho, A. D. (2016). Ciências sociais e humanas, ciências da educação e filosofia da educação: achegas para uma leitura cruzada. EccoS – Revista Científica, (41), 255–232. Pinto, J. M. (1997). Propostas para o ensino das ciências sociais (2ªed). Afrontamento Sousa Santos, B. (2003). Um discurso sobre as ciências (14.ª ed.). Edições Afrontamento Wallerstein. I. et al (1996). Para abrir as ciências sociais. Relatório da Comissão Gulbenkian (p.15-54). Publicações Europa-América  
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