-
Apresentação
Apresentação
Esta UC pretende dar uma perspetiva geral sobre a história e o desenvolvimento das Ciências da Educação e o seu papel na atualidade, considerando a Educação Social como o domínio agregador desta licenciatura. As finalidades desta UC prendem-se com a construção de um quadro de conhecimentos que considerem os contributos da história da educação, da pedagogia, da filosofia, da psicologia, da sociologia e da antropologia para o domínio das Ciências da Educação. Para a construção deste quadro de conhecimentos, pretende-se estimular a curiosidade, a pesquisa e a reflexão a partir de conhecimentos a desenvolver, recorrendo a textos de autores de referência neste domínio e refletindo sobre as experiências e vivências dos alunos, seguindo metodologias próprias de construção do conhecimento, ou seja, metodologias científicas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT75-334
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Ciências da Educação: o que são? Qual a sua origem? Quais as fases mais relevantes? Qual o contributo das diversas áreas do conhecimento para as Ciências da Educação? 2. Educação, Pedagogia, Pedagogia Social e a Educação Social 3. Instâncias Nacionais e Internacionais reguladoras da Educação: a Lei de Bases do Sistema Educativo e a organização do sistema educativo português; a EU, a UNESCO, a OCDE; 4. As ideias e os autores de referências na Educação: Sócrates (470 a.c. – 399 a.c.), Comenius (1592 – 1670), Rousseau (1712 – 1778), Pestalozzi (1746-1827), Dewey (1859 – 1952), Montessori (1870 – 1952), Irene Lisboa (1892 – 1958), Freinet (1896 – 1966), Maria Amália Borges de Medeiros (1919 – 1971), João dos Santos (1913 – 1971), Rui Grácio (1921 – 1991), Sérgio Niza (1940 - …) As Ciências de Educação na Atualidade: Educação Inclusiva; As tecnologias na Educação: potencialidades e desafios
-
Objetivos
Objetivos
No final da UC os alunos deverão ser capazes de: - Reconhecer o que são as Ciências de Educação e identificar os contributos das várias áreas disciplinares a elas associadas; - Compreender conceitos como Pedagogia, Educação e Pedagogia Social; - Identificar os principais autores relacionados com as Ciências da Educação, os respetivos contributos e conhecer os seus contextos sociohistóricos; - Compreender e refletir sobre o lugar da Educação Social nas Ciências da Educação; - Integrar nas suas múltiplas formas de expressão a terminologia mais relevante deste domínio; - Relacionar as suas experiências e vivências educativas dos alunos com as temáticas (conteúdos) em estudo.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas serão baseadas em metodologias ativas e criativas de aprendizagem, tais como o diálogo, pesquisa, leitura de textos, apresentações diversas, reflexões, discussões sobre literatura e documentação audiovisual, intercaladas com exercícios vários, de escrita, expressivos e debate. A avaliação será contínua e terá em conta dois ítens: A – Participação nas aulas (70%): intervenções planeadas, ou espontâneas, dos trabalhos de pequenos grupos ou individuais e a construção do portfolio individual digital. A pontualidade e a atitude adequada e pró-ativa nas aulas serão também tidas em consideração. B – Teste individual (30%) a realizar presencialmente, na aula do 3 de dezembro. Tudo o mais decorre do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Baptista, I. (2019). Pedagogia Social: Uma ciência, um saber profissional, uma filosofia de acção. Cadernos de Pedagogia Social, 2, 7–30. https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2008.1922 Baptista, J. A. (2011). Introdução às Ciências da Educação (U. C. Portuguesa, Ed.). Belchior, M. (2021). Becoming a Sociodramatist: Sociodrama in Education. In D. Adderley, M. Belchior, A. Blaskó, K. Galkocsi, M. Maciel, M. Westberg, & M. Werner (Eds.), Sociodrama - The Art and Science of Social Change (pp. 266–286). L’Harmattan. http://sociodramanetwork.com/sociodrama-theory-and-methods/ . Em português: https://drive.google.com/file/d/1W2-5eyUbewf55EgqRnOPB1Hb5BRVYkTp/view Benavente, A. (2015). O que investigar em Educação? | Revista Lusófona de Educação. Revista Lusófona de Educação, 29, 9–23. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5091 Freire, P. (1972). Pedagogia do Oprimido. Edições Afrontamento.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não