filmeu

Disciplina Introdução às Ciências da Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC pretende dar uma perspetiva geral sobre a história e o desenvolvimento das Ciências da Educação e o seu papel na atualidade, considerando a Educação Social como o domínio agregador desta licenciatura. As finalidades desta UC prendem-se com a construção de um quadro de conhecimentos que considerem os contributos da história da educação, da pedagogia, da filosofia, da psicologia, da sociologia e da antropologia para o domínio das Ciências da Educação. Para a construção deste quadro de conhecimentos, pretende-se estimular a curiosidade, a pesquisa e a reflexão a partir de conhecimentos a desenvolver, recorrendo a textos de autores de referência neste domínio e refletindo sobre as experiências e vivências dos alunos, seguindo metodologias próprias de construção do conhecimento, ou seja, metodologias científicas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.     Ciências da Educação: o que são? Qual a sua origem? Quais as fases mais relevantes? Qual o contributo das diversas áreas do conhecimento para as Ciências da Educação? 2.     Educação, Pedagogia, Pedagogia Social e a Educação Social 3.     Instâncias Nacionais e Internacionais reguladoras da Educação: a Lei de Bases do Sistema Educativo e a organização do sistema educativo português; a EU, a UNESCO, a OCDE; 4.     As ideias e os autores de referências na Educação: Sócrates (470 a.c. – 399 a.c.), Comenius (1592 – 1670), Rousseau (1712 – 1778), Pestalozzi (1746-1827), Dewey (1859 – 1952), Montessori (1870 – 1952), Irene Lisboa (1892 – 1958), Freinet (1896 – 1966), Maria Amália Borges de Medeiros (1919 – 1971), João dos Santos (1913 – 1971), Rui Grácio (1921 – 1991), Sérgio Niza  (1940 - …) As Ciências de Educação na Atualidade: Educação Inclusiva; As tecnologias na Educação: potencialidades e desafios
  • Objetivos

    Objetivos

    No final da UC os alunos deverão ser capazes de: - Reconhecer o que são as Ciências de Educação e identificar os contributos das várias áreas disciplinares a elas associadas; - Compreender conceitos como Pedagogia, Educação e Pedagogia Social; - Identificar os principais autores relacionados com as Ciências da Educação, os respetivos contributos e conhecer os seus contextos sociohistóricos; - Compreender e refletir sobre o lugar da Educação Social nas Ciências da Educação; - Integrar nas suas múltiplas formas de expressão a terminologia mais relevante deste domínio; - Relacionar as suas experiências e vivências educativas dos alunos com as temáticas (conteúdos) em estudo.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas serão baseadas em metodologias ativas e criativas de aprendizagem, tais como o diálogo, pesquisa, leitura de textos, apresentações diversas, reflexões, discussões sobre literatura e documentação audiovisual, intercaladas com exercícios vários, de escrita, expressivos e debate. A avaliação será contínua e terá em conta dois ítens: A – Participação nas aulas (70%): intervenções planeadas, ou espontâneas, dos trabalhos de pequenos grupos ou individuais e a construção do portfolio individual digital. A pontualidade e a atitude adequada e pró-ativa nas aulas serão também tidas em consideração. B – Teste individual (30%) a realizar presencialmente, na aula do 3 de dezembro.  Tudo o mais decorre do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Baptista, I. (2019). Pedagogia Social: Uma ciência, um saber profissional, uma filosofia de acção. Cadernos de Pedagogia Social, 2, 7–30. https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2008.1922 Baptista, J. A. (2011). Introdução às Ciências da Educação (U. C. Portuguesa, Ed.). Belchior, M. (2021). Becoming a Sociodramatist: Sociodrama in Education. In D. Adderley, M. Belchior, A. Blaskó, K. Galkocsi, M. Maciel, M. Westberg, & M. Werner (Eds.), Sociodrama - The Art and Science of Social Change (pp. 266–286). L’Harmattan. http://sociodramanetwork.com/sociodrama-theory-and-methods/ . Em português: https://drive.google.com/file/d/1W2-5eyUbewf55EgqRnOPB1Hb5BRVYkTp/view Benavente, A. (2015). O que investigar em Educação? | Revista Lusófona de Educação. Revista Lusófona de Educação, 29, 9–23. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5091 Freire, P. (1972). Pedagogia do Oprimido. Edições Afrontamento.    
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios