filmeu

Disciplina Psicologia do Desenvolvimento

  • Apresentação

    Apresentação

    As teorias do desenvolvimento podem ajudar os educadores sociais a compreender as transformações do ser humano ao longo da sua vida e como funciona o desenvolvimento humano em todas as etapas do seu desenvolvimento ao longo da vida. Ao estudar aspetos do desenvolvimento humano (cognitivo, afetivo e psicossocial) permite aos estudantes compreenderem como o ser humano se desenvolve e aprende ao longo do seu ciclo vital, o que pode trazer benefícios na prática como futuros educadores sociais. Mais ainda, estimular a participação ativa dos estudantes em projetos de investigação socioeducativos, promovendo a integração de conhecimentos teóricos e práticos com uma base científica.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

      Conceito de Desenvolvimento e Aprendizagem. Natureza versus Cultura Neotenia - a herança biológica do desenvolvimento humano O processo de socialização - a herança social do desenvolvimento humano Estádios de desenvolvimento psicossocial em E.H. Erikson Modelo de processamento de informação. A Memória Humana e as Emoções Desenvolvimento da cognição numérica – como a criança aprende a matemática Apresentação do projeto de investigação - Emoções e Competências Numéricas Iniciais: Identificação e Intervenção Precoce. Preparação trabalho de campo em crianças dos 5 aos 7 anos.
  • Objetivos

    Objetivos

    O estudante deverá adquirir conhecimentos sobre as teorias do desenvolvimento humano e do processo de socialização e desenvolver competências para refletir criticamente sobre as teorias do desenvolvimento à luz do processo de socialização. Adicionalmente, desenvolver competências científicas com a apresentação de um estudo de caso após a recolha de dados em trabalho de campo e posterior análise dos mesmos num estudo de investigação enquadrado no Projeto CeiED Júnior.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A exposição de conteúdos teóricos, recurso ao método interrogativo, debate de ideias, método demonstrativo com vídeos, atividades de reflexão e discussões pontuais, resumos, construção de mapas concetuais, desconstrução de artigos científicos, podcasts e relatórios de estudo de casos numa dialética prática-feedback-revisão.     
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Gould, S. J. (1997). O polegar do panda: reflexões sobre história natural (Cap 9. Uma homenagem biológica a Mickey Mouse). Gradiva.  Marcelino, L (2021). Aprendizagem da matemática: Despiste e intervenção preventiva em crianças do 1º ano de escolaridade. Jornal das Primeiras Matemáticas, 17, 51-63.  Marcelino, L., Cunha Teixeira, R., & Rato, J. (2017). Método Sentido de Número: intervenção nas competências numéricas iniciais em crianças do 1.º ano de escolaridade Revista Quadrante, 26 (1), 119-144.  Miranda, G. L., & Bahia, S. (Orgs.). (2005). Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. (Parte II – Aprendizagem, Memória e Motivação). Relógio d’Água Musgrave, P. W. (1994). Sociologia da Educação. Fundação Calouste Gulbenkian. Morris, D. (1968). O Macaco Nu (Cap. 1. Origens). Europa-América.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios