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Apresentação
Apresentação
As teorias do desenvolvimento podem ajudar os educadores sociais a compreender as transformações do ser humano ao longo da sua vida e como funciona o desenvolvimento humano em todas as etapas do seu desenvolvimento ao longo da vida. Ao estudar aspetos do desenvolvimento humano (cognitivo, afetivo e psicossocial) permite aos estudantes compreenderem como o ser humano se desenvolve e aprende ao longo do seu ciclo vital, o que pode trazer benefícios na prática como futuros educadores sociais. Mais ainda, estimular a participação ativa dos estudantes em projetos de investigação socioeducativos, promovendo a integração de conhecimentos teóricos e práticos com uma base científica.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT75-336
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conceito de Desenvolvimento e Aprendizagem. Natureza versus Cultura Neotenia - a herança biológica do desenvolvimento humano O processo de socialização - a herança social do desenvolvimento humano Estádios de desenvolvimento psicossocial em E.H. Erikson Modelo de processamento de informação. A Memória Humana e as Emoções Desenvolvimento da cognição numérica – como a criança aprende a matemática Apresentação do projeto de investigação - Emoções e Competências Numéricas Iniciais: Identificação e Intervenção Precoce. Preparação trabalho de campo em crianças dos 5 aos 7 anos.
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Objetivos
Objetivos
O estudante deverá adquirir conhecimentos sobre as teorias do desenvolvimento humano e do processo de socialização e desenvolver competências para refletir criticamente sobre as teorias do desenvolvimento à luz do processo de socialização. Adicionalmente, desenvolver competências científicas com a apresentação de um estudo de caso após a recolha de dados em trabalho de campo e posterior análise dos mesmos num estudo de investigação enquadrado no Projeto CeiED Júnior.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A exposição de conteúdos teóricos, recurso ao método interrogativo, debate de ideias, método demonstrativo com vídeos, atividades de reflexão e discussões pontuais, resumos, construção de mapas concetuais, desconstrução de artigos científicos, podcasts e relatórios de estudo de casos numa dialética prática-feedback-revisão.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Gould, S. J. (1997). O polegar do panda: reflexões sobre história natural (Cap 9. Uma homenagem biológica a Mickey Mouse). Gradiva. Marcelino, L (2021). Aprendizagem da matemática: Despiste e intervenção preventiva em crianças do 1º ano de escolaridade. Jornal das Primeiras Matemáticas, 17, 51-63. Marcelino, L., Cunha Teixeira, R., & Rato, J. (2017). Método Sentido de Número: intervenção nas competências numéricas iniciais em crianças do 1.º ano de escolaridade Revista Quadrante, 26 (1), 119-144. Miranda, G. L., & Bahia, S. (Orgs.). (2005). Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. (Parte II – Aprendizagem, Memória e Motivação). Relógio d’Água Musgrave, P. W. (1994). Sociologia da Educação. Fundação Calouste Gulbenkian. Morris, D. (1968). O Macaco Nu (Cap. 1. Origens). Europa-América.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não