-
Apresentação
Apresentação
A UC Psicologia da Aprendizagem no ciclo de estudos Ciências da Educação-Educação Social tem como campo de ação fomentar a reflexão sobre as teorias e processos individuais e sociais de aprendizagem permitindo ao estudante a aplicação dos conhecimentos adquiridos no campo da Educação Social. Na mesma linha de enriquecimento e conhecimento das teorias e processos de aprendizagem, o estudante poderá refletir sobre si mesmo como futuro educador social e como um ser aprendente ao longo da vida.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT75-337
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Introdução 1. Conceito de Aprendizagem 2. O Ser Humano: Uma máquina de aprender 3. Aprender como aprender: modo focado e modo difuso II. Teorias e Processos de Aprendizagem 1. Condicionamento clássico vs Condicionamento Operante 2. Condicionamento operante em B.F Skinner: Reforço, extinção, punição e programas de reforço III. Processos cognitivos de Aprendizagem 1. Modelo de Processamento de Informação: Atenção e Memória. Curva de Esquecimento de H. Ebbinghaus 2. Assimilação e Acomodação em J. Piaget 3. Aprendizagem significativa e mapas cognitivos em D. Ausubel 4. A estrutura em J. Bruner IV. Processos sociocognitivos da Aprendizagem 1. Teoria da Aprendizagem Social em A. Bandura 2. Aprendizagem baseada na observação e imitação, autoeficácia e modelação V. Motivação e Processos de aprendizagem 1. A Teoria da Cognição Social em A. Bandura e a Motivação para Aprender. Modelo da Reciprocidade Triádica.
-
Objetivos
Objetivos
Adquirir conhecimentos em teorias e paradigmas da aprendizagem; Adquirir conhecimentos sobre os processos comportamentais, cognitivos e sociocognitivos de aprendizagem; Adquirir conhecimentos sobre os mecanismos motivacionais que interferem na aprendizagem; Desenvolver a capacidade de analisar criticamente as teorias e processos de aprendizagem e as suas implicações práticas na Educação Social; Fomentar a reflexão sobre os contributos das teorias da aprendizagem na Educação Social.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teóricas e teórico-práticas: exposição de conteúdos teóricos, recurso ao método interrogativo, debate de ideias e pela dialética prática-feedback-revisão, método demonstrativo com vídeos, atividades de reflexão e discussões pontuais, resumos, construção de mapas conceptuais, desconstrução e análise de artigos científicos. Modalidade de Avaliação: (i) Assiduidade e participação implica 75% de presenças (10%); (ii) Avaliação contínua: resumos, construção de mapas conceptuais e desconstrução de artigos científicos (40%); (iii) Avaliação final: trabalho escrito com apresentação oral e defesa (50%). A época de recurso consiste num trabalho prático com ponderação de 100% na nota final, que incide sobre a totalidade dos conteúdos teóricos e práticos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Azevedo, M. (1997). A Teoria Cognitiva Social de Albert Bandura. https://moodle.ensinolusofona.pt/pluginfile.php/533975/mod_resource/content/1/Albert_Bandura_Teoria_social_cognitiva.pdf Cook, D.A. and Artino, A.R., Jr (2016), Motivation to learn: an overview of contemporary theories. Medical Education, 50, 997-1014. Ferreira, H. C (2003). A teoria piagetiana da equilibração e as suas consequências educacionais. Estudos do Instituto Politécnico de Bragança. Joyce-Moniz, L. (2002). A Modificação do Comportamento: Teoria e prática da psicoterapia e psicopedagogia comportamentais. Livros Horizonte. Moreira, M. A. (2010). Mapas conceituais e aprendizagem significativa. Centauro. Pedro, A. (2015). Motivação intrínseca no processo de ensino/aprendizagem (pp.18-39). http://hdl.handle.net/10400.26/11024 Schunk, D. H. (2012). Learning Theories: An Educational Perspective (6th ed.). Pearson Education Inc. Sprinthall, N.A . & Sprinthall, R.C. (1993). Psicologia Educacional (Cap. 9 e 11). McGraw-Hill.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não