filmeu

Disciplina Língua e Cultura Portuguesa

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular «Língua e Cultura Portuguesas» pretende contribuir para a consolidação de conhecimentos e competências linguísticas, comunicativas e culturais, com especial enfoque no contexto do curso em que se enquadra. Procura, ainda, promover o ensino-aprendizagem numa perspetiva de diferenciação pedagógica e estimular a aquisição de novas competências para a leitura, interpretação e comunicação de textos de diferentes géneros e modos. Sugere-se destacar a relação entre arte e cultura no âmbito do desenvolvimento humano, pelo que diferentes abordagens metodológicas serão seguidas por via a potenciar a compreensão e a valorização do património material e imaterial.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

        A. As palavras, o texto e a expressão escrita Compreensão da palavra escrita Identificação de pontos críticos na língua portuguesa Práticas da expressão escrita   B. As palavras, as ideias e a expressão oral Compreensão e verbalização das ideias Práticas da expressão oral Debate e discussão − Exposição e argumentação   C. Do passado até aqui  Dinâmicas Identitárias da cultura portuguesa  Costumes e tradições  Provérbios e expressões idiomáticas  Aspetos artísticos da cultura portuguesa   D. Conjugação do verbo no futuro inédito viável   Arte/Cultura e Desenvolvimento Humano (Re)escrever e inventar o olhar português: práticas da utopia
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular pretende contribuir para uma formação linguística e cultural que possibilite desenvolver e consolidar as capacidades de compreensão, de expressão e de interação escritas, bem como, compreender a língua e cultura portuguesas através das suas características estéticas, literárias e ideológicas em diferentes momentos do percurso histórico. Será privilegiado o contacto com diversos aspetos da cultura portuguesa, no qual serão desenvolvidos percursos teóricos que potenciem uma análise reflexiva da relação entre arte/cultura e desenvolvimento humano. Será igualmente promovido o desenvolvimento da autonomia e do espírito crítico dos estudantes, através da identificação, da compreensão, da análise e do comentário de diferentes tipos de texto, bem como através do estímulo para o debate de ideias.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino:   Aulas teóricas de teor mais expositivo Aulas teórico-práticas com exercícios práticos de uso da língua, tendo em conta a variação dos textos/discursos Exposição oral com a participação dos alunos Promoção do debate e da participação contínua de estudantes Recurso a documentação audiovisual integrando contributos de estudantes   Avaliação: Apresentação oral sobre os temas trabalhados na unidade curricular (30%) Ensaio sobre os temas trabalhados na unidade curricular (40%) Participação nas aulas, trabalhos práticos, debates e exploração de conteúdos (30%)   Critérios de avaliação: qualidade da escrita, capacidade de sintetizar e enquadrar a problemática; argumentação original e crítica; utilização e referenciação de fontes relevantes; aspectos formais e apresentação.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Barreno, M.I., Horta, M.T. & Costa, M.V. (2010). Novas cartas portuguesas. Dom Quixote.   Couto, M. (2009). E se Obama fosse Africano?. Companhia das Letras.   Freire, P., 2013. A pedagogia da esperança. Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 1. ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra. [digital source] https://filosoficabiblioteca.files.wordpress.com/2021/11/paulo-freire-pedagogia-da-esperanca.pdf   Ferreira, A. G. e Figueiredo & J. N. (2001). Bem falar, bem escrever: Compêndio de gramática portuguesa. Porto Editora.    Peres, J.e Moia, T. (1995). Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.   Real, M. (2017). Traços Fundamentais da Cultura Portuguesa. Planeta.   Silva, A., 2001. Ensaios sobre Cultura e Literatura Portuguesa e Brasileira II. Lisboa: Âncora Editora.   Vilas-Boas, A. (2003). Oficinas de escrita - Modos de usar. Edições Asa.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios