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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular «Língua e Cultura Portuguesas» pretende contribuir para a consolidação de conhecimentos e competências linguísticas, comunicativas e culturais, com especial enfoque no contexto do curso em que se enquadra. Procura, ainda, promover o ensino-aprendizagem numa perspetiva de diferenciação pedagógica e estimular a aquisição de novas competências para a leitura, interpretação e comunicação de textos de diferentes géneros e modos. Sugere-se destacar a relação entre arte e cultura no âmbito do desenvolvimento humano, pelo que diferentes abordagens metodológicas serão seguidas por via a potenciar a compreensão e a valorização do património material e imaterial.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT75-4024
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A. As palavras, o texto e a expressão escrita Compreensão da palavra escrita Identificação de pontos críticos na língua portuguesa Práticas da expressão escrita B. As palavras, as ideias e a expressão oral Compreensão e verbalização das ideias Práticas da expressão oral Debate e discussão − Exposição e argumentação C. Do passado até aqui Dinâmicas Identitárias da cultura portuguesa Costumes e tradições Provérbios e expressões idiomáticas Aspetos artísticos da cultura portuguesa D. Conjugação do verbo no futuro inédito viável Arte/Cultura e Desenvolvimento Humano (Re)escrever e inventar o olhar português: práticas da utopia
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Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular pretende contribuir para uma formação linguística e cultural que possibilite desenvolver e consolidar as capacidades de compreensão, de expressão e de interação escritas, bem como, compreender a língua e cultura portuguesas através das suas características estéticas, literárias e ideológicas em diferentes momentos do percurso histórico. Será privilegiado o contacto com diversos aspetos da cultura portuguesa, no qual serão desenvolvidos percursos teóricos que potenciem uma análise reflexiva da relação entre arte/cultura e desenvolvimento humano. Será igualmente promovido o desenvolvimento da autonomia e do espírito crítico dos estudantes, através da identificação, da compreensão, da análise e do comentário de diferentes tipos de texto, bem como através do estímulo para o debate de ideias.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino: Aulas teóricas de teor mais expositivo Aulas teórico-práticas com exercícios práticos de uso da língua, tendo em conta a variação dos textos/discursos Exposição oral com a participação dos alunos Promoção do debate e da participação contínua de estudantes Recurso a documentação audiovisual integrando contributos de estudantes Avaliação: Apresentação oral sobre os temas trabalhados na unidade curricular (30%) Ensaio sobre os temas trabalhados na unidade curricular (40%) Participação nas aulas, trabalhos práticos, debates e exploração de conteúdos (30%) Critérios de avaliação: qualidade da escrita, capacidade de sintetizar e enquadrar a problemática; argumentação original e crítica; utilização e referenciação de fontes relevantes; aspectos formais e apresentação.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barreno, M.I., Horta, M.T. & Costa, M.V. (2010). Novas cartas portuguesas. Dom Quixote. Couto, M. (2009). E se Obama fosse Africano?. Companhia das Letras. Freire, P., 2013. A pedagogia da esperança. Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 1. ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra. [digital source] https://filosoficabiblioteca.files.wordpress.com/2021/11/paulo-freire-pedagogia-da-esperanca.pdf Ferreira, A. G. e Figueiredo & J. N. (2001). Bem falar, bem escrever: Compêndio de gramática portuguesa. Porto Editora. Peres, J.e Moia, T. (1995). Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho. Real, M. (2017). Traços Fundamentais da Cultura Portuguesa. Planeta. Silva, A., 2001. Ensaios sobre Cultura e Literatura Portuguesa e Brasileira II. Lisboa: Âncora Editora. Vilas-Boas, A. (2003). Oficinas de escrita - Modos de usar. Edições Asa.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não