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Disciplina Tecnologias e Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular tem uma natureza teórico-pratica e contribui para a preparação adequada dos futuros licenciados em Ciências da Educação- Educação Social no amplo campo de aplicação profissional em que podem exercer a sua atividade, tendo como base as exigências colocadas à preparação dos cidadãos no campo digital para o sec.XXI. Tal propósito pretende mobilizar conhecimentos e a aquisição de competências para futuras situações problemáticas no âmbito da intervenção das tecnologias, isto é, a.capacidade de fazer investigação sobre problemáticas educativas e socioeducativas recorrendo ao uso das tecnologia, Pretende-se que os estudantes adquiram também e desenvolvam competências para atuarem em diversos espaços socioeducativoS
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à Tecnologia Educacional 1.1 Conceito de Tecnologia Educacional 1.2 Breve síntese histórica da Tecnologia na Educação 1.3 Tendências Atuais em Tecnologia Educacional 2.Tecnologias Educacionais Digitais 2.1 Introdução 2.2 Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027) 2.3 Exemplos e Aplicações 2.4. Boas Práticas de Integração em Projetos Sociais 3. Inteligência Artificial (IA)  3.1 Introdução à IA: Definição e História  3.2 Aplicações da IA na Educação Social 3.2.1 Sistemas Tutores Inteligentes para Aprendizado Adaptativo e Inclusivo 3.2.2 Chatbots e Assistentes Virtuais 3.3 Ética e Justiça Social no Uso de IA 3.4 IA e Análise de Dados Oportunidades e Desafios 4. Cibersegurança e Proteção de Dados em Contextos Sociais 4.1. Conceito de Cibersegurança 4.2 Ameaças na Web e Boas Práticas
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos de aprendizagem da UC Tecnologias e Educação do curso de Licenciatura em Ciências da Educação- Educação Social são os seguintes: compreender os fundamentos teóricos e epistemológicos da Tecnologia Educacional adquirir conceitos no âmbito das tecnologias aplicadas à educação. ter a capacidade para aplicar os conhecimentos em situações novas. refletir sobre o potencial das Tecnologias educacionais digitais numa lógica de inovação curricular. utilizar programas informáticos em aplicações pedagógicas. desenvolver a autonomia e a capacidade de trabalhar colaborativamente numa perspetiva de formação continua. aptidão de competências para a investigação através da utilização das TIC.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta unidade curricular é constituída por aulas presenciais de natureza teórico-prática adotando métodos ativos, isto é, metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem como: discussão, desafios, projetos, análise de questões e, adotando a metodologia de aprendizagem de Problem-based learning e também por Flipped Classroom. As aulas procurarão incentivar o envolvimento e a participação ativa dos alunos, quer individualmente, quer em trabalhos de grupo cooperativos e colaborativos. Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem. Os métodos de ensino visam o desenvolvimento dos conhecimentos referidos nos conteúdos e a concretização dos objetivos propostos. A avaliação inclui produtos, processos e autoavaliação  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Area, M. (2009). Introducción a la tecnología educativa: Manual electrónico. http://libros.metabiblioteca.org/handle/001/415 Bates, T. (2016). Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem . Artesanato Educacional Cardoso, Pessoa, T. & Amado, J. (2014). Cyberbullying: questões e desafios atuais. Edmetic, Revista de Educación Mediática y TIC , 3(2), 29-5 Metz, C. (2021). Genius Makers: The Mavericks Who Brought AI to Google, Facebook, and the World. Penguin Random House Russell, S.& Norvig, P. (2020). Inteligência Artificial: Uma Abordagem Moderna . 4ªEd.Pearson. http://aima.cs.berkeley.edu Textos disponibilizados pela docente na plataforma Moodle sobre os temas abordados
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