filmeu

Disciplina Investigação em Ciências da Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC promove a compreensão e introduz aos processos de construção da pesquisa científica, contemplando diversas abordagens metodológicas (inclusive seus enquadramentos teóricos e analíticos), no quadro da investigação em Ciências da Educação e, em particular, em diálogo com o campo da Pedagogia-Educação Social.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

      1. Ciências da Educação, Pedagogia e Educação Social – práticas e campos de investigação  2. Questões éticas na investigação em Ciências da Educação 3. Processo de construção de uma pesquisa científica 4. Pergunta de partida, pesquisa exploratória, definição de problemática e objetivos de pesquisa  5. Introdução a modelos de análise: conceitos, variáveis, hipóteses 6. Validade e acessibilidade de fontes de informação 7. Design da investigação: abordagens metodológicas e técnicas de pesquisa 8. Análise, discussão e reporte da investigação 9. Escrita científica e referenciação bibliográfica 10. Tipologias de publicações científicas 11. Investigação em Ciências da Educação e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Objetivos

    Objetivos

    •Compreender o processo de construção de uma pesquisa científica •Evidenciar sentido crítico na leitura e discussão de trabalhos científicos •Formular perguntas de partida •Definir problemáticas e objetivos de pesquisa •Reconhecer abordagens metodológicas e técnicas de investigação adequadas aos objetivos de pesquisa •Compreender diferentes métodos de análise da informação •Identificar fontes de informação válidas e acessíveis •Compreender questões éticas relevantes na investigação em Ciências da Educação •Sintetizar e relacionar artigos de investigação em Ciências da Educação / Pedagogia-Educação Social •Conhecer publicações, textos e contextos de investigação em Ciências da Educação / Pedagogia-Educação Social
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Estratégias de aproximação entre docência e investigação: Exploração de websites de Unidade de Inestigação da U. Lusófona (CeiED) e de revista científica (Revista Lusófona de Educação) para tomar conhecimento de diversas áreas de investigação, projectos, redes, investigadores e órgãos de ética em Ciências da Educação Visita de estudo cruzando contextos de trabalho em educação social e de investigação em ciências sociais e da educação
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    •Bardin, L. (1995). Análise de conteúdo. Edições 70. •Barros, R., & Fragoso, A. (2018). Investigação em Educação Social—Prática e reflexão. Universidade do Algarve.  •Barros, R., & Fragoso, A. (2021). Investigação em Educação Social—Prática e reflexão (Volume II). Universidade do Algarve.  •Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2018). Research methods in education (8a ed.). Routledge. •Gonçalves, M. N., & Brás, J. V. (2020). As (re)configurações da educação: A dimensão socioeducativa. Revista Lusófona de Educação, 48, 43–57. •Quivy, R., & Campenhoudt, L. V. (2008). Manual de investigação em ciências sociais (5a ed.). Gradiva. •Sanches, I., Franco, D. & Jacinto, M. (2021). O Educador Social no século XXI: perceções dos recém-licenciados de uma instituição de ensino superior privada em Portugal. Revista Lusófona de Educação, 51, 75-90.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios