-
Apresentação
Apresentação
A UC estrutura-se na procura de contributos e relações entre a história, a educação e a prática de intervenção socioeducativa dos educadores. Pretende-se criar um espaço de reflexão/formação no domínio da história da educação, das suas continuidades e descontinuidades, em tempos cronológicos e contextos distintos, com a ênfase no Portugal Contemporâneo. Possibilita, ainda, consciencializar para a relevância e sentido da história da educação para os desafios do século XXI, sob os aspetos políticos, sociais, económicos, culturais e educativos, no contexto português e global. Espera-se que as atividades dinamizadas contribuam para a aquisição de conhecimentos, competências e atitudes favoráveis à reflexão crítica, à procura criativa de soluções e às boas práticas dos educadores, em respeito por princípios de ética e deontologia.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT75-7209
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I A relevância e o sentido da história da educação:1.Na atualidade e na formação e práticas dos educadores 2.Investigação em história da educação:conceitos, metodologia e fontes; II A educação do séc XXI:1.Problemas e desafios 2.Um novo contrato social para a educação III A Educação no Portugal Contemporâneo:1.A génese do modelo escolar tradicional 2.O pensamento pedagógico do século XVIII 3.O liberalismo monárquico do séc. XIX e a nova ideologia educativa 4.O séc. XX e o ideário educativo da 1ª República Portuguesa 5. A política educativa do Estado Novo 6. As políticas educativas de 70 e no pós 25 de Abril de 1974 8. A adesão de Portugal à UE e as políticas educativas do Portugal democrático europeu IV A construção política da educação no Portugal contemporâneo:1. Construção retórica da educação:lei e prática 2.O analfabetismo português nos sécs. XIX e XX e as suas raízes históricas V Pedagogos contemporâneos: 1. conceções pedagógicas e influências na educação contemporânea.
-
Objetivos
Objetivos
Refletir sobre a pertinência e o sentido da História da Educação, na formação e nas práticas dos educadores do séc. XXI Analisar factos e problemáticas relacionadas com o pensamento pedagógico em diferentes períodos cronológicos, em Portugal e a nível global Conhecer as principais caraterísticas das conceções ou políticas educativas dos períodos cronológicos de Portugal Contemporâneo Relacionar as propostas pedagógicas e as realidades educativas, com as dinâmicas da sociedade Gerir fontes de investigação para compreensão de acontecimentos históricos que moldam a educação, nos contextos sociais, políticos, económicos e culturais, em diferentes períodos cronológicos do Portugal Contemporâneo Utilizar metodologias, técnicas e conceitos da investigação em história da educação Competências de pesquisa, análise e síntese de informação, trabalho autónomo, cooperação e interação no grupo, contextualizando-a no tempo e no espaço dos períodos cronológicos em estudo.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia visa a investigação, reflexão e participação do estudante nas atividades, individualmente e em grupo, com momentos de exposição, questionamento e debate, complementados por trabalho autónomo de aprofundamento dos conteúdos. As aulas são de natureza teórica e teórico-prática, com utilização de recursos (digitais, fontes iconográficas, imprensa, materiais pedagógicos, etc.), estimulando a uma prática académica reflexiva. A avaliação das aprendizagens é contínua e formativa, obedecendo ao quadro de referência definido e às evidências recolhidas durante e no final da UC, de acordo com o nível de consecução do estudante e das metas propostas. Incide sobre processos e resultados de aprendizagem, decorrentes da participação e contributos do estudante, da apresentação individual e de grupo, escrita e oral de trabalhos temáticos, recorrendo a investigação complementar e à apresentação final, escrita e oral, de um trabalho de síntese individual, construído durante o semestre.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Candeias, A. (2005). Modernidade, educação, criação de riqueza e legitimação política nos séculos XIX e XX em Portugal. Análise Social, XL (176), 477-498 Cortesão, L. (2000). Escola, Sociedade que relação? Afrontamento Mónica, F. (1977). Deve-se ensinar o povo a ler? a questão do analfabetismo (1926-39), Análise Social, XIII (50), 2, 321-353 Nóvoa, A. & Bandeira, F. (2005). Evidentemente. Histórias da Educação. ASA. Nóvoa, A. (1988). A República e a Escola, das intenções generosas ao desengano das realidades. Rev. Portuguesa de Educação, 1(3), 29-60 Nóvoa, A. (s/d). A «Educação Nacional» (1930-1974): Análise Histórica e Historiográfica. https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/15154.pdf Teodoro, A. (2001). A construção política da educação. Estado, mudança social e políticas educativas no Portugal contemporâneo. Afrontamento UNESCO (2022). Reimaginar nossos futuros juntos. Um novo contrato social para a educação. Relatório Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação. UNESCO.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não