filmeu

Disciplina Psicologia da Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    A Psicologia da Educação tem como objetivo potencializar o processo de ensino/aprendizagem abordando as variáveis inerentes a este processo, estando estas relacionadas com o aluno, o professor, o contexto escolar e a comunidade educativa com vista ao sucesso educativo. Nesta unidade curricular (UC), serão abordados conhecimentos científicos em Psicologia da Educação sobre o comportamento humano em situações educativas e haverá espaço de reflexão e interrogação sobre o futuro da Educação na era tecnológica atual - nomeadamente, que tipo de conhecimentos, atitudes e valores os estudantes precisarão para ter sucesso e modelar o seu mundo, e como podem os sistemas educativos desenvolver esse conjunto de fatores.  Os temas abordados na UC permitem ao estudante (como futuro educador social) ter uma perspetiva ecológica sobre o processo ensino-aprendizagem e ambientes de aprendizagem produtivos o que poderá facilitar a sua integração em equipas multidisciplinares em contexto educativo.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

      Introdução OCDE: O futuro da Educação e competências 2030.  UNESCO: Os quatro pilares da educação   Competências-chave ao longo da vida: definições e descritores Psicologia da Educação: objeto de estudo e campo de ação Variáveis psicológicas relacionadas com o aluno Habilidades cognitivas e socioemocionais que influenciam o desempenho escolar Motivar o aluno para a aprendizagem: conceções teóricas  Variáveis psicológicas e sociais relacionadas com o professor/escola Ambientes de aprendizagem produtivos: caraterísticas e processos  Variáveis psicológicas do bem-estar docente Causas psicológicas e ambientais do mal-estar docente Ambiente escolar e promoção da saúde psicológica dos docentes  Guião das Competências-chave ao longo da vida  Linhas orientadoras – ambientes de aprendizagem e aquisição das competências ao longo da vida Estratégias e práticas para a promoção das competências-chave em contextos educativos de aprendizagem
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender os processos psicológicos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Caraterizar ambientes de aprendizagem produtivos em contexto sala de aula. Identificar as grandes orientações teóricas sobre a motivação do aluno e o seu impacto no clima de sala de aula positivo. Identificar as variáveis psicológicas do bem-estar docente e causas do mal-estar docente em contexto escolar. Desenvolver a capacidade de refletir sobre os processos psicológicos e sociais e o futuro da educação. Definir estratégias e práticas que favoreçam ambientes de aprendizagem produtivos
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino incluem a exposição de conteúdos teóricos, métodos de discussão e colaboração (discussão em grupo e debates sobre determinado tema) resumos com mapas concetuais e desconstrução de artigos científicos. O trabalho final incide numa metodologia baseada em projetos.A dialética prática-feedback-revisão dos trabalhos individuais e de grupo ao longo do semestre permite ao estudante melhorar as suas aprendizagens.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ·       Sala, A. & Herrero Ramila, C., (2022). LifeComp into Action: Teaching life skills in the classroom and beyond. Luxembourg: Publications Office of the European Union.  ·       Miranda, L. G., & Bahia, S. (2010). Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Relógio D’Água ·       Sprinthall, N.A., & Sprinthall, R.C. (1993). Psicologia Educacional. Editora McGraw-Hill de Portugal. ·       Slavin, R. E. (2018). Educational Psychology: Theory and Practice. Pearson.   ·       Gomes, A. P., & Quintão, S. d. (2011). Burnout, satisfação com a vida, depressão e carga horária em professores. Agrupamento de escolas Eugénio dos Santos, Lisboa; Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa; CEDOC – Centro de Estudos de Doenças Crónicas, Lisboa.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios