-
Apresentação
Apresentação
A Psicologia da Educação tem como objetivo potencializar o processo de ensino/aprendizagem abordando as variáveis inerentes a este processo, estando estas relacionadas com o aluno, o professor, o contexto escolar e a comunidade educativa com vista ao sucesso educativo. Nesta unidade curricular (UC), serão abordados conhecimentos científicos em Psicologia da Educação sobre o comportamento humano em situações educativas e haverá espaço de reflexão e interrogação sobre o futuro da Educação na era tecnológica atual - nomeadamente, que tipo de conhecimentos, atitudes e valores os estudantes precisarão para ter sucesso e modelar o seu mundo, e como podem os sistemas educativos desenvolver esse conjunto de fatores. Os temas abordados na UC permitem ao estudante (como futuro educador social) ter uma perspetiva ecológica sobre o processo ensino-aprendizagem e ambientes de aprendizagem produtivos o que poderá facilitar a sua integração em equipas multidisciplinares em contexto educativo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT75-7210
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução OCDE: O futuro da Educação e competências 2030. UNESCO: Os quatro pilares da educação Competências-chave ao longo da vida: definições e descritores Psicologia da Educação: objeto de estudo e campo de ação Variáveis psicológicas relacionadas com o aluno Habilidades cognitivas e socioemocionais que influenciam o desempenho escolar Motivar o aluno para a aprendizagem: conceções teóricas Variáveis psicológicas e sociais relacionadas com o professor/escola Ambientes de aprendizagem produtivos: caraterísticas e processos Variáveis psicológicas do bem-estar docente Causas psicológicas e ambientais do mal-estar docente Ambiente escolar e promoção da saúde psicológica dos docentes Guião das Competências-chave ao longo da vida Linhas orientadoras – ambientes de aprendizagem e aquisição das competências ao longo da vida Estratégias e práticas para a promoção das competências-chave em contextos educativos de aprendizagem
-
Objetivos
Objetivos
Compreender os processos psicológicos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Caraterizar ambientes de aprendizagem produtivos em contexto sala de aula. Identificar as grandes orientações teóricas sobre a motivação do aluno e o seu impacto no clima de sala de aula positivo. Identificar as variáveis psicológicas do bem-estar docente e causas do mal-estar docente em contexto escolar. Desenvolver a capacidade de refletir sobre os processos psicológicos e sociais e o futuro da educação. Definir estratégias e práticas que favoreçam ambientes de aprendizagem produtivos
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino incluem a exposição de conteúdos teóricos, métodos de discussão e colaboração (discussão em grupo e debates sobre determinado tema) resumos com mapas concetuais e desconstrução de artigos científicos. O trabalho final incide numa metodologia baseada em projetos.A dialética prática-feedback-revisão dos trabalhos individuais e de grupo ao longo do semestre permite ao estudante melhorar as suas aprendizagens.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
· Sala, A. & Herrero Ramila, C., (2022). LifeComp into Action: Teaching life skills in the classroom and beyond. Luxembourg: Publications Office of the European Union. · Miranda, L. G., & Bahia, S. (2010). Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Relógio D’Água · Sprinthall, N.A., & Sprinthall, R.C. (1993). Psicologia Educacional. Editora McGraw-Hill de Portugal. · Slavin, R. E. (2018). Educational Psychology: Theory and Practice. Pearson. · Gomes, A. P., & Quintão, S. d. (2011). Burnout, satisfação com a vida, depressão e carga horária em professores. Agrupamento de escolas Eugénio dos Santos, Lisboa; Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa; CEDOC – Centro de Estudos de Doenças Crónicas, Lisboa.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não