-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular Educação Familiar e Comunitária tem particular relevância no âmbito desta Licenciatura, uma vez que forma profissionais que irão atuar na área comunitária, na qual as famílias e a educação têm um papel fundamental. Torna-se, assim, necessário que adquiram e aprofundem conhecimentos em relação à importância da família e da escola na construção da cidadania, tendo em conta a globalização e as aceleradas mutações sociais, para o que os conceitos, as teorias e as técnicas de intervenção na comunidade, atuando como redes de apoio, são imprescindiveis.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT75-7212
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
-Família, representações sociais e senso comum; -Família e suas diferentes abordagens conceptuais; -A construção sócio-histórica de família; -A família no passado e nas sociedades contemporâneas; -História social das representações sociais da família; -Noções e conceitos de Educação Familiar; -Educação familiar, maternidade e paternidade; -Família e papéis de género; Família, Comunidade e Problemas Sociais Emergentes; -Desigualdades sociais; -Situações de vulnerabilidade e exclusão; -Fundamentos da Inclusão; -Escola, família e comunidade: dinâmicas facilitadoras da inclusão; -Escola multicultural e construção da cidadania.
-
Objetivos
Objetivos
-Conhecer estilos parentais. -Analisar as causas dos problemas familiares atuais, sendo capaz de enquadrá-los nos diferentes modelos de família existentes. -Aprofundar a dimensão da educação familiar e interrelacioná-la com as dimensões comunitárias. -Conhecer as principais teorias associadas a diversas temáticas da família e do género. -Perceber a noção do carácter social e cultural das diferentes modalidades de relações familiares, conjugais e parentais. -Analisar a importância da articulação/cooperação entre a Escola, a Família e a Comunidade como uma dinâmica facilitadora da inclusão. -Refletir sobre o papel do Educador Social relativamente à educação familiar e comunitária.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Privilegiando metodologias ativas, os trabalhos individuais e de grupo decorrem de textos previamente enviados pela docente através do Moodle. Os trabalhos de grupo são apresentados em ppt e discutidos no grupo-turma. Partem de situações-problema colocados pelos estudantes ou pela docente, de textos, do visionamento de documentários, tendo-se em conta, igualmente, a exposição para apresentação / sistematização de conteúdos. A avaliação é contínua, tendo como momentos avaliativos: -Trabalhos de grupo, apresentados na plataforma Moodle e oralmente (30%). -Trabalhos individuais, escritos (30%). - Um trabalho final escrito, individual e presencial (40%). Os trabalhos têm como parâmetros de avaliação: apresentação (3); conteúdo (13); síntese (4). Está prevista a realização de um exame de recurso e de um exame de época especial para os alunos que assim o desejarem, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação da Universidade.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Carneiro, J. M. O. (2023). Estilos Parentais. Adaptação ao contexto português do IEP. Dissertação de Mestrado. Instituto Superior de Serviço Social do Porto. Correia, L. M. & Serrano, A. M. (2002). Envolvimento parental em intervenção precoce. Porto Editora. Costa, A.(2012). Desigualdades sociais contemporâneas. Lisboa: Novos Mundos. Franco, S.; Raposo, A; Santos, M.; Gonçalves, R.; Morais, T.; Vasconcelos, L. & Mesquita, M. (2021). Conversas à deriva: expressões da Educação Comunitária Ambiental para uma sociedade sustentável integral. Revista Lusófona de Educação, 53, 65-80. doi: 10.24140/issn.1645-7250.rle53.04 Fraga, N., Pereira, G., & Gonçalves, G. (2019). A Educação de Adultos nos espaços pedagógicos da Intervenção Comunitária. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 27(50). http://dx.doi.org/10.14507/epaa.27.4335
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não