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Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular, no âmbito da área da educação, habilita o estudante para intervir em áreas sociais e educativas da administração central, regional ou autárquica e atuar em diversos espaços socioeducativos. Habilita os estudantes a adquirirem competências para assumir a responsabilidade dos seus atos, respeitar a opinião dos outros e outras culturas e etnias. Capacita para a organização pessoal, face ao programa da disciplina, e para gerir de forma autónoma o seu plano de trabalho.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT75-7213
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I Direitos Humanos: Origem e justificação do Estado; Direitos humanos e a tradição ocidental; Direitos humanos e necessidades humanas; Declaração dos direitos do Homem e do Cidadão; Declaração Universal dos Direitos Humanos. II Conceptualizar a Cidadania: Cidadania nacional, europeia e global; Origem e evolução do conceito; Cidadania liberal; Cidadania republicana e laica; Cidadania democrática; Construção da cidadania: a via política, cultural e escolar. III Educação e Cidadania: Educação para a Cidadania (Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei 46/86); Estratégia nacional de Educação para a Cidadania (ENEC); Educação para a Cidadania e Desenvolvimento IV Políticas e Fundamentos da Educação em Direitos Humanos: Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (2000/2015); Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030); UE face à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável; Boa Governança (princípios da boa governação democrática europeia).
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Objetivos
Objetivos
Conhecer o processo evolutivo da cidadania: Direitos Humanos e aprendizagens para da cidadania; Diferentes conceções da origem e justificação do Estado; Consciencialização das grandes mudanças e combates da sociedade; Desenvolvimento de competências e estratégias cruciais para a vivência da cidadania. Conhecer como é que a cidadania está a ser introduzida nos sistemas de ensino: Educação para a Cidadania Global (GCE); Educação para a cidadania e desenvolvimento; Educação para a cidadania democrática e educação para os direitos humanos (EDC/HRE); Estratégia nacional de Educação para a Cidadania (ENEC). Aprendizagens Essenciais; Políticas e Fundamentos da Educação em Direitos Humanos
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nas metodologias de ensino encontram-se aulas teóricas e teórico-práticas. Nas aulas teóricas serão apresentados os conteúdos programáticos pelo docente, recorrendo a diversos dispositivos (documentos normativos, PowerPoint, vídeos, fontes iconográficas, imprensa, materiais pedagógicos, manuais escolares, debates, etc), incentivando os estudantes à participação na reflexão e debate de ideias. Nas aulas teórico-práticas serão trabalhados os conteúdos temáticos do programa, tendo os estudantes que ler e interpretar criticamente os textos decorrentes das diferentes problemáticas abordadas. A avaliação funciona como reguladora do processo ensino-aprendizagem e apresenta uma dimensão formativa e global: avaliam-se não só os produtos, mas também os processos e os recursos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Galtung, J. (1994). Direitos Humanos. Inst. Piaget. Gonçalves, M. N. (2004). O despontar da cidadania no Portugal de Oitocentos. Revista Lusófona de Educação, (3), 89-107. Pereira, E. (2006). Ensaios de Política e Filosofia. Idéia. Rousseau, J. J. (ed.1999). Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Martins Fontes Serrão, J., Neves, M., Bracons, H., Brás, J. & Cabral, A. (Eds.). (2023). Humanismo e desafios de cidadania. Edições Universitárias Lusófonas. ISBN 978-989-757-231-9 (físico); ISBN 978-989-757-232-6 (digiral). DOI 10.24140/2023/HDC-978-989-757-231-9 Serrão, J., Neves, M., Bracons, H., Brás, J. & Cabral, A. (2022). Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global. Edições Universitárias Lusófonas. ISBN 978-989-757-204-3 Silva, A.M & Tavares, C. (2010). Políticas e Fundamentos em Direitos Humanos. Cortez. Taylor, C. (2010). Imaginários sociais modernos. Edições Texto & Grafia.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não