-
Apresentação
Apresentação
Educação a Distância é uma unidade curricular no 5.º e penúltimo semestre do curso. Os alunos já estão familiarizados com o ensino universitário e preparam-se para contatar a vida profissional, nomeadamente em instituições de solidariedade social. A utilização de ambientes de aprendizagem a distância é, na atualidade, quase sinónimo de ambientes online, com recurso a plataformas de ensino e aprendizagem. Esta UC visa, assim, familiarizar os alunos com modelos e práticas de ensino a distância online. A generalização da formação online, em exclusivo ou complementar à formação presencial, exige que os licenciados em educação conheçam esses modelos e possam explorar de modo prático alguns dos seus aspetos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT75-7214
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conceitos fundamentais sobre educação a distância. Criação e gestão de disciplinas-páginas no LMS Moodle. Análise das características de diversos itens de páginas Moodle. Documentos estruturados em Word e em Google Docs. Gestão de referências bibliográficas. Utilização do Mendeley e do Adobe Reader. Planeamento de cursos a distância. Técnicas SWOT, esquemas GANTT, organização hierárquica de tópicos, etc. Utilização de ambientes síncronos (Zoom). Análise das funcionalidades. Desenvolvimento de um projeto de curso a distância, sobre um tema escolhido por cada aluno. Preparação de vídeos didáticos de apoio a cursos. Preparação de lições estruturadas no Moodle. Análise de dados quantitativos e qualitativos no Excel. Tabelas pivot.
-
Objetivos
Objetivos
Autonomia na pesquisa documental e na preparação de textos e outros documentos. Capacidade de colaboração com pares e supervisores no estudo e na aprendizagem de temas, metodologias e técnicas, e no desenvolvimento de projetos em educação a distância. Domínio dos aspetos fundamentais da escrita estruturada em Word e noutros ambientes de escrita. Domínio de software de pesquisa e referenciação bibliográfica. Conhecimento dos principais conceitos, modelos, perspetivas, etc., sobre educação a distância e ensino online.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas decorrem sempre num Laboratório com computadores. Os alunos são encorajados a utilizar também os respetivos computadores portáteis. Nas aulas, além de apresentações / explicações estruturadas pelo professor, ilustrando ideias, conceitos e procedimentos, em simultâneo com esclarecimentos individuais e para toda a classe, os alunos têm obrigatoriamente de fazerem apresentações e ilustrações de procedimentos. Em parte das aulas finais é feito o acompanhamento individual dos projectos de cada aluno.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Conselho Nacional da Educação. (2020). Estado da Educação 2019 (Edição 2020). Conselho Nacional da Educação (CNE). Figueira, Á., Figueira, C., & Santos, H. (2009). Moodle Criação e gestão de cursos online (versão Moodle 1.9). Lidel Edições Técnicas, Lda. Mendes, A. Q., Bastos, G., Amante, L., Aires, L. L., & Cardoso, T. (2018). Modelo pedagógico virtual: Cenários de desenvolvimento. Universidade Aberta. Pereira, A., Mendes, A. Q., Morgado, L., Amante, L., & Bidarra, J. (2007). Modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta: Para uma universidade do futuro. Universidade Aberta. Valadares, J. (2011). Teoria e praática de educação a distância. Universidade Aberta.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não