-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Conceção e Monitorização de Projetos visa proporcionar que os/as estudantes adquiram os saberes teóricos, metodológicos e de aplicação prática necessários à elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos na área da Educação Social.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT75-7216
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A. Contextualização da temática da Unidade curricular na sociedade atual e em educação social B. O projeto e os seus múltiplos significados O projeto como conceito; O projeto como metodologia; O projeto como produto. C. A implementação de um projeto de qualidade O desenho do projeto e os processos de diagnóstico e planeamento; A operacionalização do projeto e o desenvolvimento de boas práticas; Os processos de monitorização e avaliação de projetos; As pessoas e as equipas enquanto atores-chave no desenvolvimento do projeto; Os instrumentos de diagnóstico, planeamento e avaliação, e a sustentabilidade do projeto. D. Elaboração de uma candidatura Clube Unesco, considerando: As regras estabelecidas pela Comissão Nacional da Unesco; As finalidades de uma intervenção por projeto inovadora; As fases necessárias à implementação de um projeto de qualidade (fundamentação, planeamento, desenvolvimento e dispositivo de monitorização e avaliação).
-
Objetivos
Objetivos
No final da Unidade Curricular, os/as estudantes deverão ser capazes de: Situar o seu papel de educador social em processos de design e de desenvolvimento de projetos; Aplicar os saberes adquiridos na elaboração de um projeto/candidatura concreta; Refletir sobre o processo de construção do projeto, competências mobilizadas, desafios e resultados alcançados.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O trabalho de projeto desenvolvido, simultaneamente, como metodologia e output.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ander-Egg, E., & Idañez, M. J. (2005). Como elaborar um proyecto: Guia para diseñar proyectos sociales y culturales. Lúmen Humanitas. Barbier, J. M. (1996). Elaboração de projetos de ação e planificação. Porto Editora. Carvalho, A. D., & Baptista, I. (2004). Educação social: Fundamentos e estratégias. Porto Editora. Leite, E., Malpique, M., & Santos, M. R. (1991). Trabalho de projecto I. Aprender por projectos centrados em problemas. Edições Afrontamento. Leite, E., Malpique, M., & Santos, M. R .(1993). Trabalho de projecto II. Leituras comentadas. Edições Afrontamento. Serrano, G. (2008). Elaboração de projectos sociais. Casos práticos. Porto Editora.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não