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Disciplina Educação e Formação de Adultos

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC debruça-se sobre a Educação e Formação de Adultos (EFA), sobretudo em contexto não formais de aprendizagem. É destinada a debater as relações entre Educação Formação de Adultos e a Educação Social, tendo em consideração a plasticidade do “Ser Humano” e “Aprendizagem ao longo da Vida”. Tem como finalidade que os estudantes se familiarizem com os princípios básicos desta área do conhecimento, os contextos sócio-históricos em que surgiram, bem como algumas das metodologias utilizadas. Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências de modo a poderem atuar de forma empenhada e profissional em contextos sociais que envolvam a Educação e Formação de Adultos. Esta UC tem um carácter misto, ou seja, tanto teórico como prático.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    “7 saberes necessários à Educação do Futuro” (Morin, 2000) A Educação de Adultas e a atualidade. A perspetiva dialógica e crítica em Paulo Freire; Paulo Freire e a Educação Popular (Gadotti, 2000) A perspetiva socioconstrutivista (Vygostky) e Aprendizagem situada e através da participação na prática Social (Lave e Wenger, 1991); Trabalho pedagógico (Marcel Lesne); Andragogia vs Pedagogia (R. Barros); Educação para a Paz em tempos de guerra (Galtung, 2005) Uma visão antropológica e sociológica das Tecnologias Relatório da UNESCO (2022) Políticas de Educação e Formação de Adultos (Textos de Cavaco e Oliveira Pires)
  • Objetivos

    Objetivos

    No final da UC os estudantes deverão ser capazes de: - Distinguir conceitos de educação formal, educação não formal, educação informal, educação social, educação permanente e educação ao longo da vida; - Refletir e debater sobre educação e políticas de Educação de Adultos; - Refletir criticamente sobre os seguintes conceitos: desenvolvimento, globalização, poderes centrais e locais e formação individual; - Educação de Adultos: intervenção e desenvolvimento comunitário; - Debater educação de adultos e as novas tecnologias; - Refletir e discutir sobre a educação e formação de adultos no contexto da Educação Social.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As problemáticas da sociedade atual serão debatidas, desde início, como desafio para serem formuladas teorias de solução dessas problemáticas. Entre outras problemáticas, a da transformação das tarefas profissionais, a das migrações e outras temáticas da atualidade. Soluções serão assim procuradas pela leitura dos autores recomendados no currículo e complementarmente por obras sugeridas pelos estudantes. Como já se disse, a intenção é promover o trabalho de pesquisa desde o começo da unidade, que debatido nas aulas permitirá que os registos escritos possam ser melhorados e possa fazer-se avaliação antes do término da unidade As aulas teóricas serão baseadas em apresentações e discussões sobre os textos apresentados, intercaladas com exercícios de reflexão e interpretação crítica das abordagens teóricas sobre objetivos e desafios da EFA.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Barros, R. (2018). A EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PORTUGAL E OS TRAÇOS DA POLÍTICA GLOBAL EM TEMPOS DE AUSTERIDADE. HOLOS. https://doi.org/10.15628/holos.2018.6980 Barros, R. (2018). Revisiting Knowles and Freire: Andragogy versus Pedagogy - or the Dialogic as the Essence of Socio-pedagogic Mediation. Educação e Pesquisa, 44(0), e173244. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844173244 Cavaco, C. (2022). Public Policies for Adult Education in Portugal - innovations and challenges. Educar Em Revista, 38, e82009. https://doi.org/10.1590/0104-4060.82009  Freire, P. (1997). Pedagogia da Esperança. Editora Paz e Terra, S.A. https://pibid.unespar.edu.br/noticias/paulo-freire-1992-pedagogia-da-esperanca.pdf/view    
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