-
Apresentação
Apresentação
A UC tem como campo matricial a Filosofia, sendo a sua área de atuação o pensamento crítico-filosófico na época contemporânea. Visa intervir na formação do futuro profissional. Com esta UC de matriz crítico-filosófica pretendemos ir à fundamentação da pedagogia. Esta nasce no momento grego da Paideia como uma proposta universal da «vida reflexiva, vida virtuosa»: nesta esteira, procura encontrar o seu eco na contemporaneidade global e complexa.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT75-849
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 - A Filosofia da Educação 1.1 - A educação, a sociedade e a cultura. O valor da filosofia da educação. As diferentes vias de encontro com a realidade: ciência, arte, religião e filosofia. 2 – O conhecimento 2.1 - O que significa conhecer. A fonte e as possibilidades do conhecimento. Os diferentes tipos de conhecimento. O conhecimento filosófico e científico. O valor do conhecimento. A razão e a emoção. 3 - A Ética e a Educação 3.1 - O problema da liberdade e da escolha. A lei e a moral. A ética como filosofia moral. Os diferentes tipos de ética. Ética e desenvolvimento humano. Ética e formação profissional. Ética e prática profissional. 4 - Axiologia Educacional 4.1 - A teoria dos valores. A educação ética, estética e hedonista 5 – Tendências pedagógicas 5.1 – O ideal iluminista da educação. O pensamento de Rousseau. A abordagem kantiana da Filosofia da Educação. Locke e o pensamento da modernidade. A escola tradicional. A escola nova.
-
Objetivos
Objetivos
Dominar as questões conceptuais e terminológicas da disciplina. Analisar criticamente o processo educativo à luz dos conhecimentos filosóficos.. Interpretar a educação como um trabalho essencialmente ético.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O processo ensino-aprendizagem está organizado em aulas teóricas (T), teórico-práticas(TP) e orientação tutorial. Nas aulas T serão apresentados os conteúdos programáticos pelo docente, recorrendo às técnicas consideradas mais apropriadas para trabalhar os temas em análise (pt, ilustrações), com o objectivo de fazer o enquadramento conceptual das problemáticas e despertar a reflexão e debate de ideias. Nas aulas TP serão trabalhados os conteúdos programáticos, atribuindo-se aos estudantes um papel activo no seu processo de aprendizagem, através de tarefas a realizar na aula (recensões críticas e fichas de trabalho), apresentação escrita e oral de um trabalho e frequência (50% cada).Nas diferentes tarefas os estudantes contam com a orientação tutorial do docente. Critérios: Capacidade de pesquisa e de síntese. Domínio das matérias abordadas. Apresentação escrita: Clareza e correcção na elaboração do texto. Apresentação oral: Clareza e correcção na exposição e defesa do trabalho.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Brás, J. V & Gonçalves, M. N. (2013). Biopolítica e direitos do homem. In Bento D. S.et al (orgs). Livro de Actas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 923-937). Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd) / Instituto de Educação-Universidade Minho. CD- ISBN 978-989-8525-22-2. Chateau, J. (s.d.). Os grandes pedagogos. Lisboa: Edições Livros do Brasil. Estrela, A. (1992). Pedagogia, ciência da educação?. Porto: Porto Editora. Mialaret, G. (1976). As Ciências da Educação. Lisboa: Moraes Editores. Freire, P. (1970). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Habermas, J. (1990). O discurso filosófico da modernidade. Lisboa: Dom Quixote.. Kechikian, A. (1993). Os filósofos e a Educação. Lisboa: Edições Colibri. Nascimento, E. (2004). Da ética à utopia em educação. Porto: Afrontamento.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não