-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular (UC) pretende iniciar o aluno na temática das substâncias farmacologicamente ativas, introduzindo-se o conceito de fármaco e o seu papel na alteração do curso de mecanismos fisiológicos, patológicos ou homeostáticos no organismo humano. Tratando-se de uma unidade curricular de Farmacologia no âmbito da Licenciatura em Ciências da Nutrição, serão abordados os grupos farmacológicos mais diretamente relacionados com a nutrição/alimentação e metabolismo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1101-11851
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Perspetiva histórica Introdução à Farmacologia: conceitos básicos, fontes de informação, circuito do medicamento, metodologias de investigação em Farmacologia experimental Vias de administração de fármacos Farmacocinética: Absorção, distribuição, metabolização e eliminação de fármacos Mecanismos gerais de ação farmacológica: teoria dos recetores Grupos Farmacológicos -Farmacologia do aparelho cardiovascular -Farmacologia do sistema endócrino -Farmacologia do aparelho digestivo -Vitaminas e sais minerais -Interações fármaco-alimento
-
Objetivos
Objetivos
Nesta UC o aluno deverá adquirir as bases de conhecimento farmacológico indispensáveis para uma correta formação em Ciências da Nutrição. Neste contexto, com esta UC os alunos deverão dominar a terminologia e conceitos básicos da Farmacologia e conseguir descrever os principais mecanismos de ação farmacológica. O aluno deverá compreender os mecanismos de ação e usos terapêuticos das classes de fármacos mais diretamente relacionadas com a nutrição/alimentação e metabolismo. Pretende-se ainda que o aluno compreenda e identifique as principais interações fármaco-alimento, dado o interesse do conhecimento desta temática para os futuros profissionais da área das Ciências da Nutrição. A UC contribuirá também para o desenvolvimento de competências transversais tais como a capacidade de trabalhar em grupo, o espírito crítico, a exposição e comunicação de temas científicos, e as competências técnicas associadas à realização de trabalhos laboratoriais.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
- Utilização de meios audiovisuais para aparesentação de vídeos, imagens, casos e situações que evidenciam e colocam em prática os conteudos programáticos teóricos leccionados em âmbito de aula; - Promover a inclusão de palestras, seminários ou workhops sobre temas associados aos conteúdos programáticos da unidade curricular; - Promover discussões e debates clínicos sobre as temáticas lecionadas em aula; - Ações de estudo orientadas sobre temas diversos no âmbito da unidade curricular, fornecendo as ferramentas e direcionando o aluno na pesquisa científica, análise crítica e síntese da informação recolhida.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Goodman, L.S.. (2018). Goodman & Gilman's. As Bases Farmacológicas da Terapêutica (13ªEd). New York, NY: McGraw Hill. Katzung, B. G.. (2018). Basic and Clinical Pharmacology (14th Ed). San Francisco, CA: McGraw-Hill. Guimarães, S., Moura, D., Soares da Silva, P. (2014). Terapêutica Medicamentosa e suas bases Farmacológicas. Porto: Porto Editora.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não