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Apresentação
Apresentação
Compreender as diferentes metodologias de recolha de informação utilizadas na avaliação da ingestão alimentar. Ser capaz de planear, desenvolver e aplicar instrumentos de inquérito alimentar adequados a diferentes contextos. Adquirir conhecimentos que permitam selecionar e utilizar de forma crítica os diversos métodos de avaliação da ingestão alimentar. Desenvolver competências de análise e de reflexão crítica relativamente à aplicação, vantagens e limitações dos diferentes métodos disponíveis.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5.5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT1101-12562
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Determinantes do consumo alimentar. Conceitos e objetivos da avaliação da ingestão alimentar. Metodologias de avaliação da ingestão alimentar. Técnicas de realização de inquéritos. Metodologia de inquirição. Quantificação da ingestão alimentar. Aplicação de diferentes tipologias de inquéritos alimentares, de acordo com o desenho do estudo: a) Métodos prospetivos b) Métodos retrospetivos c) Métodos combinados d) Métodos de avaliação rápida e/ou com objetivos específicos e) Metodologias de avaliação da ingestão alimentar em populações especiais (pessoas com deficiência, crianças, idosos, entre outras) f) Critérios de seleção da metodologia a utilizar: objetivo da investigação, desenho do estudo, características da população a estudar, recursos disponíveis (económicos, materiais e humanos).
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Objetivos
Objetivos
Nesta unidade curricular, pretende-se que os estudantes desenvolvam competências e adquiram conhecimentos que, enquanto futuros profissionais, os preparem para trabalhar com uma das ferramentas fundamentais ao exercício da profissão: a avaliação da ingestão alimentar.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino Aulas teóricas expositivas, laboratoriais e de campo, complementadas com trabalhos individuais ou de grupo (leitura de artigos, pesquisa, relatórios, apresentações). Privilegia-se a participação ativa dos estudantes, com recurso a multimédia quando adequado. Avaliação Avaliação contínua (100%) ou exame final (100%). Na avaliação contínua: participação (10%), teste escrito (60%) e trabalho de grupo/projeto (30%). Nota mínima: 9,5 valores (0–20).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Biró, G., Hulshof, K. F. A. M., Ovesen, L., & Amorim Cruz, J. A. (2002). Selection of methodology to assess food intake. European Journal of Clinical Nutrition, 56(Suppl 2), S25–S32. https://doi.org/10.1038/sj.ejcn.1601426 Boyle, M. A. (2000). Community nutrition in action. Wadsworth. ISBN 0-534-46581-1 Food and Agriculture Organization of the United Nations. (2018). Dietary assessment: A resource guide to method selection and application in low resource settings. FAO. Santos, J. R., & Henriques, S. (2021). Inquérito por questionário: Contributos de conceção e utilização em contextos educativos. Universidade Aberta. https://doi.org/10.34627/3s9s-k971 Thompson, F., & Subar, A. (2001). Dietary assessment methodology. In A. M. Coulston, C. J. Boushey, & M. G. Ferruzzi (Eds.), Nutrition in the prevention and treatment of disease (pp. 3–39). Academic Press. https://doi.org/10.1016/B978-012193155-1/50003-9
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não