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Disciplina Bromatologia

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Bromatologia tem como objetivos conhecer todos os grupos de alimentos e suas caraterísticas físico-químicas e realizar determinações analíticas em alimentos, aplicando as técnicas e métodos próprios da ciência e tecnologia dos alimentos. O enquadramento da Bromatologia na investigação da qualidade dos alimentos e seus componentes implica o conhecimento da sua origem, estrutura e composição, que possibilitarão a avaliação do seu valor nutricional. Só de seguida o aluno pode compreender o significado da verificação da sua autenticidade, presença de adulterantes e supressão de constituintes úteis. O estudo dos diferentes métodos de análise de alimentos será realizado perspetivando claramente a intervenção competente do nutricionista nas áreas de saúde pública.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos [Introdução à Bromatologia] [Definições, conceitos, enquadramento histórico. Classificação em função da relação estrutura-atividade/funcionalidade. Rotulagem e composição de alimentos] [Nutrição e Alimentação- parâmetros analíticos de Qualidade e de Segurança] [Conceito de alimento e nutriente. Classificação dos alimentos. Roda dos alimentos de Portugal e de o impacto bromatológico dos grupos de alimentos. Jogos com a Roda Alimentar. Técnicas de Análise físico-químicas.] Rastreabilidade, contaminação e adulteração. Análise de Riscos e Identificação de Pontos Críticos (HACCP). Controlo de Qualidade. Estudos de caso. [Composição e Análise Bromatológica dos Alimentos] [Estudo dos constituintes químicos característicos de cada grupo de alimentos. Técnicas de amostragem. Seleção de métodos analíticos ] [Legislação alimentar.] [Papel da DGAV e ASAE] FAO/OMS. EFSA. PE e CE.
  • Objetivos

    Objetivos

    São os seguintes os objetivos da aprendizagem para os  graduados deste programa: 1. Autonomia e capacidade crítica de avaliação das informações disponíveis sobre a composição de alimentos e preparações alimentícias, face aos referenciais científicos e legais.. 2. Conhecer as categorias de alimentos, a sua composição e matérias-primas, seu valor nutricional e  funcionalidades. 3. Saber determinar as propriedades físico-químicas dos alimentos. 4. Poder definir as operações básicas na indústria de alimentos e restauração para produzir  e distribuir géneros  alimentícios em conformidade com os guias internacionais de qualidade e segurança alimentar e obedecendo aos requisitos regulamentares.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas: 1. Estímulo à presença e participação nas aulas teóricas para aprendizagem contínua através de Fichas de acompanhamento  2. Introdução de temas da actualidade /do momento para suscitar interpretação e acompanhamento do que estará a ser discutido nos media em relação com o Programa da UC
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1. Food Chemistry, Ed. Owen R. Fennema, Third Edition, Aspen Publishers, In., Maryland, 1998 2. Food Science, Norman Potter e Joseph H. Hotchkiss, AN ASPEN PUBLICATION, 1998 3. Indroduction a la Biochimie et a la Technologie des Aliments, J. Cheftel, H. Cheftel e P. Besançon. ENTERPRISE MODERNE D¿ÉDITION, Vols1 e 2, 1979. 4. CAMPINO, A.C.C. Nutrição e desenvolvimento. São Paulo, IPE/Universidade de São Paulo, Brasil, 1983. 5. CAMPINO, A.C.C. Economia da alimentação e da nutrição: noções básicas. São Paulo, IPE/USP, 1985. 6. Owusu-Apenten Richard; Introduction to food chemistry. ISBN: 0-8493-1724-X 7. Belitz Hans-Dieter; Food chemistry. ISBN: 3-540-40818-5 8. Garrow J. S. ed.; Human nutrition and dietetics. ISBN: 0-443-05627-7 9. Caballero Benjamin 340; Encyclopedia of food sciences and nutrition. ISBN: 0-12-227055-X Normas: NP-470, 1983; NP-701, 1982; NP-1614, 2002; NP-1845, 1982; NP- 3445, 1990
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