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Apresentação
Apresentação
A alimentação é uma atividade humana fundamental, não apenas pelas suas funções biológicas, mas também pela relevância social, psicológica e económica que assume na evolução das sociedades. A Unidade Curricular de Metodologias de Alimentação e Nutrição Humana I constitui o primeiro contacto dos estudantes com o estudo da nutrição, tendo como objetivo fornecer conhecimentos essenciais sobre alimentação e nutrição humana. Pretende-se promover a compreensão dos conceitos de alimento e nutriente, bem como a identificação e caracterização dos diferentes nutrientes, relacionando-os com os respetivos alimentos. Além disso, visa-se incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis e desenvolver competências que permitam aplicar estes conhecimentos na promoção da educação alimentar junto da comunidade.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6.5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT1101-12564
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução à Nutrição Humana Estudo dos macronutrientes e micronutrientes: definição, nomenclatura, classificação, propriedades/funções, fontes, biodisponibilidade. Recomendações e necessidades energéticas e nutricionais: DRI, EAR, RDA, AI e UL. Componentes bioativos e microbiota intestinal. Composição nutricional dos alimentos Tabelas de composição de alimentos A tabela de composição nutricional dos alimentos portuguesa Rotulagem de alimentos: legislação, alegações nutricionais e de saúde
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Objetivos
Objetivos
Com base nos conhecimentos adquiridos, os alunos deverão ser capazes de: Identificar e caracterizar os constituintes dos alimentos, compreendendo as suas funções e propriedades; Conhecer as recomendações nutricionais e os princípios metodológicos que sustentam a sua definição; Agrupar e caracterizar os alimentos de acordo com os seus constituintes; Pesquisar informação nutricional em fontes fidedignas e sintetizar o valor nutricional dos alimentos; Conhecer e aplicar a legislação em vigor relativa à rotulagem nutricional.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O ensino será conduzido principalmente através de aulas expositivas, complementadas por metodologias centradas no aluno, como estudos de caso, projetos, resolução de problemas e orientação tutorial. A avaliação contínua compreenderá dois testes escritos, incidindo sobre os conteúdos teóricos e teórico-práticos (70%), a realização de um projeto de estudo (20%: 10% correspondentes ao trabalho escrito e 10% à apresentação), e atividades em sala de aula com exercícios (10%). A avaliação em exame final ou de melhoria consistirá num teste escrito (100%). Para aprovação, os estudantes deverão obter uma classificação mínima de 9,5 valores em cada uma das componentes T e TP, sendo que a nota obtida no teste ou exame escrito não poderá ser inferior a 9,5 valores.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Raymond, J.¿L., & Morrow, K. (2022). Krause and Mahan’s Food and the Nutrition Care Process (16.ª ed.). Elsevier. ISBN 978-0-323¿81025¿8 Insel, P., Ross, D., McMahon, K., & Bernstein, M. (2023). Nutrition with Navigate Advantage Access (7.ª ed.). Jones & Bartlett Learning. ISBN 978-1-284¿21095¿8
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não