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Apresentação
Apresentação
Bioestatística
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT1101-2193
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
História da Estatística Probabilidade Álgebra de acontecimentos Conceito de probabilidade Probabilidades simples/condicionadas Estatística descritiva Tabelas de frequências Tipos de variáveis Parâmetros de uma distribuição e estatísticas correspondentes. Inferência estatística hipótese teste e nula (H0). Estimação pontual/intervalar Escolha do teste. Testes de hipóteses paramétricos Teste t de Student Análise de Variância: um e dois factores Testes de qualidade de ajustamento: Qui-Quadrado e Kolmogorov-Smirnov. Testes de hipóteses não paramétricos. Referência aos testes de Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e Wilcoxon para variáveis ordinais e teste de McNemar’s para variáveis nominais. Tabelas de contingência Análise de tabelas de contingência. Testes de independência. Covariância. Correlação. Regressão linear. Coeficiente de correlação de Pearson. Diagrama de dispersão. Método dos mínimos quadrados.
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Objetivos
Objetivos
Pretende-se com a unidade curricular (UC) de Bioestatística sensibilizar os estudantes para a possibilidade de tratamento estatístico de questões essenciais ao desenvolvimento e aplicação nas mais variadas áreas do conhecimento. A unidade curricular de Bioestatística tem como objectivo fornecer aos estudantes ferramentas estatísticas que lhes permitam aprender e assimilar conceitos em disciplinas subsequentes no âmbito da licenciatura. Concomitantemente, pretende-se que o estudante desenvolva métodos de raciocínio que o familiarizem com o planeamento experimental e resolução de problemas que normalmente virão a enfrentar, independentemente das matérias leccionadas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino aprendizagem incluem diversos instrumentos, baseados no ensino magistral /tutorial e no ensino teórico-prático, presenciais. Outros instrumentos de carácter não presencial (e.g. moodle) completam e diversificam as opções disponibilizadas. As aulas teórico-práticas pretendem aprofundar e exercitar os temas leccionados nas aulas teóricas, proporcionando, desta forma, um contacto mais directo com os referidos temas. O regime de avaliação é preferencialmente de carácter contínuo e constituído por 2 testes escritos (45% cada). A presença nas aulas teórico-práticas bem como a participação na resolução dos exercícios propostos são contabilizados para a nota final, contribuindo com 10%. O regime de exame final aplica-se aos estudantes que por ele optem, para os estudantes que não tiverem aproveitamento na avaliação continua e para os que requereram melhoria de nota, abrangendo a totalidade do programa.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Motulsky, H. Intuitive Biostatistics: A Nonmathematical Guide to Statistical Thinking, 4th edition, Oxford University Press, 2018, 9780190643560. Martins M. E. G, Introdução à Probabilidade e Estatística com complementos de Excel. Departamento de Estatística e Investigação Operacional da FCUL, Sociedade Portuguesa de Estatística, 2005. https://www.spestatistica.pt/publicacoes/publicacao/introducao-probabilidade-e-estatistica. Proença I. M. , Estatística , Lisboa: Euedito, 2010. ISBN 978-989-20-2136-2. Cordeiro N., Magalhães A., Introdução à Estatística: Uma Perspectiva Química, LIDEL- Edições Técnicas Lda, Lisboa, 2004. ISBN: 978-972-757-276-2.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não