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Disciplina Projeto II

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Projeto II visa aprofundar os conhecimentos sobre métodos e técnicas de investigação científica, proporcionando a cada estudante uma oportunidade única de aprendizagem ativa. Nesse contexto, os alunos serão desafiados a conceber e implementar um projeto de investigação original, com potencial para posterior publicação em revista científica.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Consolidação dos fundamentos e etapas do processo de investigação científica. Planeamento e implementação de um projeto de investigação em Ciências da Nutrição. Estratégias de recolha, tratamento e análise de dados quantitativos e/ou qualitativos. Técnicas de exploração documental e critérios de relevância e qualidade na pesquisa bibliográfica. Normas e boas práticas na redação científica: estrutura, estilo e integridade académica. Elaboração e preparação de um artigo científico para submissão a revista especializada. Apresentação e discussão dos resultados do trabalho científico desenvolvido.
  • Objetivos

    Objetivos

    Aplicar, de forma prática, os conhecimentos adquiridos na unidade curricular de Projeto I, com vista ao desenvolvimento de trabalhos de investigação científica na área das Ciências da Nutrição. Conceber e planear um projeto de investigação, abrangendo todas as fases do processo científico: formulação do problema, definição do desenho de estudo, recolha e análise de dados, e redação científica dos resultados. Desenvolver competências metodológicas específicas para a realização de estudos em Ciências da Nutrição, respeitando princípios éticos, normas de conduta científica e critérios de rigor e precisão na investigação. Conhecer, compreender e aplicar os fundamentos da metodologia científica, bem como as técnicas de investigação quantitativa e/ou qualitativa adequadas à área de estudo. Estimular o pensamento crítico e a autonomia científica na análise de problemas nutricionais concretos, promovendo a produção de conhecimento com relevância académica e social.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aprendizagem Baseada em Projetos (Project-Based Learning – PBL). Aulas em formato de workshops, sessões práticas e interativas sobre os temas lecionados. Peer review entre pares, em que os alunos analisam criticamente os projetos uns dos outros, promovendo o pensamento crítico, a comunicação construtiva e o conhecimento partilhado. Mentoria individualizada por parte do docente, com feedback contínuo e personalizado ao longo do processo investigativo. Apresentação científica em formato “pitch”, em qu eos alunos apresentam o seu projeto num formato breve e persuasivo (tipo congresso), melhorando a comunicação científica oral e a capacidade de síntese.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Abramson, J. H., & Abramson, Z. H. (2011). Research Methods in Community Medicine: Surveys, Epidemiological Research, Programme Evaluation, Clinical Trials (6ª ed.). Wiley. Coutinho, C. P. (2023). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática (2ª ed.). Almedina. Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2023). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (6ª ed.). SAGE. Fowler Jr., F. J. (2013). Survey Research Methods (5ª ed.). SAGE. Brink, H., van der Walt, C., & van Rensburg, G. (2018). Fundamentals of Research Methodology for Healthcare Professionals (4ª ed.). Juta.
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