-
Apresentação
Apresentação
Pretende-se que o aluno ao finalizar a unidade curricular de Projeto I seja capaz de: Compreender os princípios básicos da metodologia de investigação; Conhecer as bases de dados bibliográficas on-line; Compreender as várias etapas do processo de Investigação científica, desde a formulação da questão à divulgação dos resultados; Conhecer os vários formatos de publicação científica; Compreender a estrutura de um artigo científico e identificar os vários tipos de artigos publicados em revistas científicas; Conhecer as revistas científicas mais importantes em Ciências da Nutrição e compreender os critérios de qualidade; Adquirir capacidades para apresentar resultados em reuniões científicas, sob a forma de resumo, poster e comunicação oral; Conhecer as normas de referências bibliográficas; Adquirir capacidades para utilização de softwares de organização e gestão de referências bibliográficas em investigação. Ser capaz de produzir um trabalho científico original em ciências da nutrição
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1101-90
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Introdução Investigação em nutrição Importância da pesquisa bibliográfica Bases de dados bibliográficas online Metodologias da investigação Questões prévias à investigação As etapas do processo de investigação Definição do objeto de estudo Revisão da literatura/ Pesquisa documental Questões éticas O alcance da investigação A diversidade dos métodos Formulação de hipóteses A noção de variável, tipos de variáveis e análise de medida Processo de recolha de informação O planeamento experimental e pré-objetivo A ciência e a abordagem científica Divulgação dos resultados Fases de investigação Redação e apresentação de trabalhos científicos. Secções do documento científico Regras editoriais Plano de investigação (aplicado a um projeto monográfico) Estrutura e elaboração de um trabalho científico
-
Objetivos
Objetivos
Criar aptidões para a inserção com autonomia num ambiente adequado de forma a desenvolver e aperfeiçoar as competências práticas necessárias à execução de um projeto de investigação técnico-científica no domínio das ciências da nutrição. Contribuir para o desenvolvimento das capacidades de análise e de crítica metódica da literatura. Proporcionar a oportunidade privilegiada de realizar uma aprendizagem ativa, através da avaliação de artigos publicados em revistas científicas, com recurso a exemplos de investigação em nutrição e, ainda, a exemplos de investigação que refiram as suas principais consequências práticas nesta área do conhecimento. Habilitar os alunos para a criatividade na formulação de questões, a objetividade no exercício da dúvida sistemática e na pesquisa para a melhor evidência, a avaliação crítica com aceitação relativa da ausência de certeza em ciência e a maturação das capacidades de comunicação e divulgação dos resultados da pesquisa técnico- científica.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilização de diferentes metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
SERRA-MAJEM, L, ARANCETA-BARTRINA J - Nutrición y Salud Pública: métodos, bases científicas y aplicaciones. 2ª edição. Barcelona: Elsevier-Masson, 2006. (ISBN: 844-5-82191-1). LUEY, B - Handbook for Academic Authors. 5ª edição. Nova Iorque: Cambridge University Press, 2010. (ISBN:978-0-521-19498-3). HALL, GM - How to write a paper. 5ª edição. Oxford: BMJ Books, 2013. (ISBN:978-0-470-67220-4). HO, R - Handbook of Univariate and Multivariate Data Analysis with IBM SPSS. 2ª edição. Rockhampton, Australia: Chapman and Hall/CRC, 2013. (ISBN: 978-1-439-89021-9)
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não