-
Apresentação
Apresentação
Pretende-se que os estudantes adquiriam uma noção clara dos processos de preparação, rodagem e pós-produção de um filme na medida em que possam ser autónomos no seu planeamento e produção. É essencial a compreensão dos timings de cada processo, assim como das implicações em cada setor, nos custos e no cronograma geral. Os estudantes saberão identificar os cargos, os setores a que pertencem e as respetivas responsabilidades na teia humana que constitui uma equipa de filmagens. Terão ferramentas no domínio do financiamento e coprodução, bem como da distribuição quer por festivais de cinema quer no circuito comercial. Os alunos aprenderão o software Smartmedia, e saberão trabalhar com toda a documentação necessária à produção de um filme, nomeadamente, mapa de trabalho, folha de serviço, orçamento, montagem financeira, cronogramas e diferentes relatórios, concentrados num dossier de produção.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT160-24595
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Papel do produtor, qual a postura e envolvimento nas fases de produção de um filme. Passo a passo as fases de produção de um filme: Desenvolvimento de um projeto e quais os instrumentos de desenvolvimento, O guião do ponto de vista da produção (levantamento e planeamento); Pitching; O orçamento (above e below the line) e montagem financeira. Importância da escolha do casting e dos locais de filmagem, das questões estéticas associadas. Determinação da equipa para a rodagem e para a pós-produção: diferentes papéis da equipa e timings. Gestão humana, financeira, cronológica e de meios. Domínio de softwares de planeamento nomeadamente o smartmedia. Fase de distribuição, exibição, difusão: explorar as diferentes possibilidades (Salas de Cinema, TV, OTT, Festivais, etc.). Diferentes tipos de financiamento e candidaturas de projetos. Coprodução como instrumento de financiamento e difusão.
-
Objetivos
Objetivos
Perspetiva histórica e conceptual da produção: as curtas-metragens. Noção das fases e dos processos de preparação, rodagem e pós-produção de um filme Autonomia no planeamento de uma produção cinematográfica da ideia ao ecrã Cronograma e orçamento para cada fase de um projeto Noção dos tarefas e cargos de cada departamento Responsabilidades e atitudes na articulação da teia humana que constitui uma equipa de filmagem Noção das ferramentas de desenvolvimento e financiamento de um projeto: coprodução, pré-vendas, patrocínios, equity, etc. Abordagem aos modelos de distribuição: festivais de cinema e circuito comercial. Conhecimento da documentação necessária à produção de um filme: levantamento, mapa de trabalho, folha de serviço, orçamento, montagem financeira, cronogramas e diferentes relatórios. Escalas, contextos e modos de produção e sua articulação com o tipo de distribuição.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Informação teórica em tópicos projetados nas aulas. Discussão com os alunos de vários tópicos. Visionamento de filmes: desconstrução do material visionado. Análise teórica e prática dos exemplos visionados e suas implicações. Desenvolvimento de trabalhos coletivos e individuais. Levantamento de guiões e elaboração de mapas de trabalho. Preparação dos exercícios de rodagem. Avaliação individual em prova escrita no final do semestre - 50% e avaliação de trabalho de grupo a partir do dossier produção do filme de curta-metragem a realizar transversalmente no semestre - 50%. Nesta UC é aplicado o regime de faltas, que não poderá exceder os 25%.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Erickson; Gunnar; Tulchin; Halloran; The Independent Film Producer´s Survival Guide, A business and legal sourcebook Honthaner, Eve Light (2010), The Complete Film Production Handbook, London: Focal Press Schreibman,Myrl (2011), The Indie Producers Handbook: Creative Producing from A to Z Random House Digital (e-book).
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim