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Disciplina Princípios de Pós-produção Cinematográfica e Audiovisual: Edição de Imagem

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretende-se dar a conhecer os fundamentos técnicos de pós-produção para cinema e audiovisual. Trata-se de uma disciplina inicial com foco nos princípios, processos, métodos, software, equipamentos, ficheiros e formatos. As áreas de intervenção são: A montagem a cor. Em qualquer uma destas vertentes pretende-se que o aluno adquira competências técnicas que lhe permitam desenvolver projetos audiovisuais. Pretende-se também estabelecer um conhecimento de base que possa ser expandido em futuras disciplinas. Existe articulação desta unidade curricular com o Atelier de Criação Audiovisual e Cinematográfica I a dois níveis: Enquanto nesta UC teremos um olhar técnico sobre o processo, esse será complementado com uma perspetiva que o enquadra enquanto processo de criação conceptual e artística. Esta UC colabora com o Atelier que promove um projeto transversal de criação de um pequeno filme, o que permite colocar em prática, de forma transversal, os conhecimentos adquiridos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Fundamentos técnicos do processo de montagem cinematográfico. História da montagem cinematográfica.  A linguagem do cinema e a sua aplicação prática no processo de montagem. Manipulação de software não-linear de montagem. O workflow de pós-produção. Fundamentos técnicos de pós-produção. Proxy, Formatos, Codecs, Frame rate, Aspect Ratio, Metadata e Bitrate Organização de projectos Intercâmbio de Ficheiros entre softwares. Conhecimento e prática do Software DaVinci Resolve  O processo de Color Grading Técnicas de "Color Grading. Conceitos de composição de imagem e utilização da cor. Printer Lights,Lift, Gamma, Gain, Curvas e balanceamento de imagem A função psicológica das cores na imagem
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreensão do processo de pós-produção em Cinema. Conhecimentos técnicos de referência utilizados em pós-produção Capacidade de estabelecer um workflow de pós-produção. Utilização de software para edição não linear e tratamento de cor. Compreensão do processo de cor. Conhecer as bases conceptuais da montagem cinematográfica.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aprendizagem Baseada em Projetos: Nesta abordagem, os alunos trabalham em projetos práticos e desafiadores, nos quais aplicam o conhecimento adquirido em situações reais. Isso estimula a criatividade, a resolução de problemas e a colaboração entre os estudantes.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bellantoni, P. (2005). If it’s purple, someone’s going to die: The power of color in visual storytelling. Taylor & Francis. Blackmagic Design. (2018). The colorist guide to DaVinci Resolve 18. Blackmagic Design. Heller, E. (2017). Psicologia da cor. Editorial Gustavo Gili. Murch, W. (2001). In the blink of an eye: A perspective on film editing (2nd ed.). Silman-James Press. Reisz, K., & Millar, G. (2010). The technique of film editing (2nd ed.). Focal Press. Van Hurkman, A. (2013). Color correction handbook. Pearson Education.
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