-
Apresentação
Apresentação
-
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT160-24598
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Teoria: - Fundações do áudio para imagem; - Introdução ao áudio para imagem; - A banda sonora; - Os processos: da gravação à pós-produção áudio; - Introdução à gravação de som de produção; - Produção e desenho de ambientes sonoros cinematográficos; - Introdução à pós-produção de áudio: edição e misturas em Pro Tools. Prática: - Exercícios realizados em grupo de captação de som em interior e exterior; - Produção e desenho de paisagens sonoras estereofónicas; - Desenvolvimento de intenções através de práticas de gravação; - Produção, edição e misturas de som para imagem
-
Objetivos
Objetivos
- Desenvolver e potenciar a técnica, a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na produção e conceção de bandas sonoras originais para projetos fílmicos. - Compreender o processo artístico-técnico do som para imagem, desde a sua captação à pós-produção áudio; - Providenciar vocabulário que favoreça a comunicação e a articulação de ideias sobre a banda sonora de um filme. - Dotar de competências individuais no delineamento de estratégias de desenvolvimento e produção de som atendendo ao objeto artístico a consumar; - Otimizar estratégias e estéticas influenciadoras de abordagens concetuais e processuais na pós-produção de áudio.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Sessões teórico-práticas. A teoria será de exposição oral com recurso a tecnologia multimédia através da projeção de powerpoints, exibição de excertos fílmicos e demonstração prática em equipamentos de gravação a edição que assumam relevância perante o contexto da aula em questão. As práticas relacionadas com gravações poderão ser realizadas em estúdio e pelo campus da ULHT. As práticas de edição e mistura serão realizadas em sala de aula com recurso a estações DAW (Digital Audio Workstation).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Kalinak, K. (2015) Sound: Dialogue, Music and Effects [Rutgers University Press] Monaco, J. (2014) How To Read A Film [Oxford University Press, Inc.] Scott-James, K. (2018) Sound Design for Moving Image: From Concept to Realization [Bloomsbury Academic] Yewdall, D. L. (2012) Practical Art of Motion Picture Sound [Focal Press, 4ed.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim