filmeu

Disciplina Princípios de Sonoplastia: Captação e Mistura

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Teoria: - Fundações do áudio para imagem; - Introdução ao áudio para imagem; - A banda sonora; - Os processos: da gravação à pós-produção áudio; - Introdução à gravação de som de produção; - Produção e desenho de ambientes sonoros cinematográficos; - Introdução à pós-produção de áudio: edição e misturas em Pro Tools. Prática: - Exercícios realizados em grupo de captação de som em interior e exterior; - Produção e desenho de paisagens sonoras estereofónicas; - Desenvolvimento de intenções através de práticas de gravação; - Produção, edição e misturas de som para imagem  
  • Objetivos

    Objetivos

    - Desenvolver e potenciar a técnica, a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na produção e conceção de bandas sonoras originais para projetos fílmicos. - Compreender o processo artístico-técnico do som para imagem, desde a sua captação à pós-produção áudio; - Providenciar vocabulário que favoreça a comunicação e a articulação de ideias sobre a banda sonora de um filme. - Dotar de competências individuais no delineamento de estratégias de desenvolvimento e produção de som atendendo ao objeto artístico a consumar; - Otimizar estratégias e estéticas influenciadoras de abordagens concetuais e processuais na pós-produção de áudio.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Sessões teórico-práticas. A teoria será de exposição oral com recurso a tecnologia multimédia através da projeção de powerpoints, exibição de excertos fílmicos e demonstração prática em equipamentos de gravação a edição que assumam relevância perante o contexto da aula em questão. As práticas relacionadas com gravações poderão ser realizadas em estúdio e pelo campus da ULHT. As práticas de edição e mistura serão realizadas em sala de aula com recurso a estações DAW (Digital Audio Workstation).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Kalinak, K. (2015) Sound: Dialogue, Music and Effects [Rutgers University Press] Monaco, J. (2014) How To Read A Film [Oxford University Press, Inc.] Scott-James, K. (2018) Sound Design for Moving Image: From Concept to Realization [Bloomsbury Academic] Yewdall, D. L. (2012) Practical Art of Motion Picture Sound [Focal Press, 4ed.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios