filmeu

Disciplina Atelier de Criação Audiovisual e Cinematográfica II- Documentário

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina constitui-se como o nível de entrada na compreensão e experimentação do género documentário, e por isso abordará as matérias fundamentais a uma introdução teórica e prática.   Na componente prática da disciplina os alunos irão realizar, em pequenos grupos, um exercício fílmico preliminar e um documentário de curta-metragem, os quais têm objectivos complementares na utilização de linguagens, técnicas e processos que são específicas à concepção e produção do género documental.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Características e linguagem do documentário cinematográfico.   Introdução à teoria dos Modos (Bill Nichols) como vertentes de género no documentário.   Noções de ponto de vista, representação, caracterização de personagens e dramaturgia, ética no trabalho documental.   Projeto e desenvolvimento: métodos de pesquisa e trabalho de campo, conceptualização, estruturação narrativa, apresentação de projeto.   Estratégias e metodologias para filmar pessoas e situações em cenas.   Aspectos técnicos e formais que intervêm no processo de filmagens, montagem de imagem e de som no documentário.   Acompanhamento da execução dos exercícios práticos e dos projetos semestrais em regime de tutoria.
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreensão das especificidades de género, de modos de expressão e aspectos processuais que são característicos do cinema documental.   Desenvolvimento da capacidade de análise crítica como espectador e criador de filmes documentais.   Conhecimento dos principais procedimentos técnicos e conceptuais que intervêm na realização do filme documentário.   Capacidade para pesquisar e organizar um projeto, desenvolver e estruturar um discurso narrativo e expressivo a partir de imagens e sons obtidos do real.   Aquisição de competências essenciais nas especialidades intervenientes no registo, montagem e sonorização do filme documentário produzido com meios simplificados e equipas reduzidas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Mencionam-se 3 aspectos com objectivos diferentes e complementares: 1) A maioria das aulas teóricas da disciplina são lecionadas pelos dois professores em simultâneo gerando uma dinâmica activa e reactiva que promove maior integração no ministrar das matérias curriculares, a cooperação na resolução imediata de questões, o estímulo de oportunidades para interações em diálogo com os alunos. 2) As apresentações de trabalhos práticos realizados no âmbito da disciplina estão abertas à participação de professores de outras disciplinas do curso. 3) A programação de filmes em complemento das aulas têm previstas sessões com realizadores convidados visando promover a partilha de conhecimentos e de experiências que possam inspirar as práticas artísticas dos alunos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BERNARD, Sheila Curran (2011) ¿ Documentary Storytelling for Video and Filmmakers. Oxford: Focal Press. DANCYGER, Ken (2010) ¿ The Technique of Film and Video Editing ¿ History, Theory and Practice (5th edition). Oxford: Focal Press. MCLANE, Betsy A. (2012) - A New History of Documentary Film (2nd edition). New York: Continuum Books. NICHOLS, Bill (2010) - Introduction to Documentary (2nd edition). Bloomington: Indiana University Press. NICHOLS, Bill (1992) ¿ Representing Reality: Issues and Concepts in Documentary. Bloomington: Indiana University Press. PLANTINGA, Carl (1997) ¿ Rhetoric and Representation in Non-Fiction Film (1st edition). Cambridge University Press. RABIGER, Michael (2009) ¿ Directing the Documentary (5th edition). Oxford: Focal Press. RENOV, Michael (1993) ¿ Theorizing Documentary. New York: Routledge Press. TOBIAS, Michael (1999) - The Search for Reality: The Art of Documentary Filmmaking. Studio City: Michael Wiese Productions.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios