-
Apresentação
Apresentação
Dotar o aluno de um conjunto de conhecimentos de história, teoria e linguagem do cinema que o habilite a identificar e analisar estéticas, estilos de produção, assim como a utilização de diferentes linguagens cinematográficas de modo a construir um corpo de conhecimentos históricos e práticos indispensáveis à progressão da sua aprendizagem. Reforçar o gosto do aluno em ver, entender, analisar e contextualizar toda a riqueza e diversidade da linguagem cinematográfica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT160-24601
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O cinema de atrações 2 D. W. Griffith e a formação de Hollywood; Thomas Ince e o sistema de produção 3. A Golden Age: star system e studio system 4. Seminário de André Graça: “Crítica Cinematográfica” 5. A nova Hollywood (décadas de 1960 e 1970) 6. Blockbusters: a linguagem intensiva 7. O cinema japonês 8. O cinema chinês: 5ª e 6ª geração 9. O cinema asiático: Taiwan, Hong Kong e Coreia do Sul, Tailândia, Filipinas 10. Seminário de Amândio Coroado: “Ver e Ouvir mais perto. Exercício de escrita: descrição plano a plano de um pequeno segmento de um filme asiático” 11. O cinema brasileiro e da América Latina 12. O cinema iraniano 13. O cinema da Índia, Turquia e países africanos
-
Objetivos
Objetivos
Conhecimentos introdutórios da história e teoria do cinema. Capacidade de reconhecer e entender fundamentos da linguagem cinematográfica. Capacidade de analisar um filme nas suas vertentes técnicas e estéticas. Saber utilizar na prática os conceitos analisados.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Há uma exposição do tema apoiado no visionamento de excertos de filmes que é debatido em aula. Avaliação: 1. Teste escrito – 60% (avaliação de Paulo Viveiros) 2. Dois ensaios – 20% cada (avaliação de André Graça e Amândio Coroado) Todos os elementos de avaliação são obrigatórios. Não fazer um deles implica reprovação sem lugar a média final de frequência. A média de passagem é 10. O exame de recurso é realizado apenas com base na matéria lecionada pelo professor Paulo Viveiros Em casos omissos, remete-se para o regulamento de avaliação do curso.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ARAÚJO, Nélson ed. (2023). História do Cinema. Dos Primórdios ao cinema contemporâneo. Lisboa: Ed. 70. BAZIN, André (1992). O que é o Cinema. Lisboa: Livros Horizonte BORDWELL, David (2006). The Way Hollywood Tells It. Berkeley: University of California Press BORDWELL, David, Janet Staiger e Kristin Thompson (1988). The Classical Hollywood Cinema. Film Style and Mode of Production to 1960. New York: Routledge BUCKLAND, Warren ed. (2009). Film Theory and Contemporary Hollywood Movies. New York: Routledge CHAUDURY, Shohini (2005). Contemporary World Cinema. Edinburgh: Edinburgh University Press GATEWARD, Frances ed. (2007). Seoul Searching. Culture and Identity in Contemporary Korean Cinema. New York: State University of New York Press MELLO, Ceci¿lia (2019). The Cinema of Jia Zhangke. Realism and Memory in Chinese Film. London: Bloomsbury Academic
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não