-
Apresentação
Apresentação
Para compreender o conceito de realizador, e¿ necessa¿rio compreender o processo performativo que envolve a transformac¿a¿o de uma ideia numa obra audiovisual. Que diferenc¿as podemos encontrar entre um realizador, de um filme de ficc¿a¿o, comercial, autoral, se¿rie de televisa¿o, documenta¿rio, publicita¿rio, videoclipe? Que olhar, processo ou me¿todo e¿ utilizado para cada objeto? Atrave¿s dos diferentes ge¿neros cinematogra¿ficos e respetivos autores, o aluno tem a oportunidade de se relacionar com um conjunto de obras audiovisuais. Os alunos sa¿o tambe¿m incentivados a desenvolver um sketchbook , onde podem dar a conhecer todo o tipo de refere¿ncias, sobre o projeto de serie que esta¿o a desenvolver em simulta¿neo na Unidade Curricular Processos de Criac¿a¿o e Desenvolvimento em Cinema e Audiovisual. Este trabalho permite ao aluno investigar a importa¿ncia da pesquisa e da ana¿lise do estado da arte no processo criativo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT160-24602
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Tarefas e responsabilidades do realizador em todas as fases do processo. (Ana¿lise tendo em conta casos especi¿ficos.) Realizac¿a¿o, Autoria, Conceito e Premissa e Criatividade (Visionamento de exemplos) Explorac¿a¿o de possibilidades para la¿ dos modelos cla¿ssicos. A importa¿ncia do trabalho de explorac¿a¿o do real na construc¿a¿o dos objectos fi¿lmicos. Identificar elementos cinema¿ticos fortes. A importa¿ncia da ideia de Conflito. Conceito, Premissas Visuais e Narrativas (visionamento de exemplos ) O realizador como Maestro. Os beats emocionais: a pauta por que se rege o maestro: - O papel do realizador na relac¿a¿o da utilizac¿a¿o da ca¿mara como instrumento narrativo. Da macro estrutura aos beats. Saber identificar os beats e a importa¿ncia do staging e blocking. Mise en Sce¿ne e Blocking na sua relac¿a¿o com a construc¿a¿o drama¿tica dos personagens e suas interac¿o¿es. Personagens e wants and needs
-
Objetivos
Objetivos
1. Entender as tarefas inerentes a¿ realizac¿a¿o cinematogra¿fica no contexto de um projeto audiovisual nas diferentes fases de produc¿a¿o. 2. Valorizar o papel do realizador no processo de desenvolvimento de uma ideia ate¿ a¿ sua concretizac¿a¿o audiovisual. 3. Identificar as principais semelhanc¿as e diferenc¿as no trabalho do realizador consoante o meio e as caracteri¿sticas do produto. 4. Aplicar os conceitos de linguagem audiovisual e narrativa ao trabalho do realizador.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os alunos participam nas aulas atrave¿s da apresentac¿a¿o da va¿rios desafios relacionados com a mate¿rias dadas. Essas apresentac¿o¿es servem de base para discuso¿es mais abertas e particpitavas evitando o lado passivo da apresendizagem mais expositiva.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
PROFERES, Nicholas (2008). Film Directing Fundamentals. See Your Film Before Shooting . Waltham (MA): Focal Press BORDWELL, David/Kristin Thompson, El Arte Cinematogra¿fico, Paidos, Barcelona, 1995. GARDIES, RENE¿. "Comprender el cine y las ima¿genes". - Buenos Aires: la marca editora, 2014. COSTA, Pedro (2013) ? Casa de Lava ? Caderno . Pierre von Kleist editions, 2013 COPPOLA, Sofia (2023) - Sofia Coppola Archive - Photobookstore ORLE¿AN, MATTHIEU (2023) - SCRAPBOOKS, Dans l'imaginaire des cine¿astes - delpire & co BARNWELL, Jane (2008). The Fundamentals of Film Making . Ava Books BLOCK, Bruce (2007). The Visual Story, Creating the Visual Structure of Film, TV and Digital Media . Waltham (MA): Focal Press DANCYGER, Ken (2010). The Technique of Film and Video Editing, History, Theory, and Practice . Waltham (MA): Focal Press RABIGER, Michael (2007). Directing, Film Techniques and Aesthetics . Waltham (MA): Focal Press
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim