filmeu

Disciplina Princípios e Ética da realização Cinematográfica

  • Apresentação

    Apresentação

    Para compreender o conceito de realizador, e¿ necessa¿rio compreender o processo performativo que envolve a transformac¿a¿o de uma ideia numa obra audiovisual. Que diferenc¿as podemos encontrar entre um realizador, de um filme de ficc¿a¿o, comercial, autoral, se¿rie de televisa¿o, documenta¿rio, publicita¿rio, videoclipe? Que olhar, processo ou me¿todo e¿ utilizado para cada objeto? Atrave¿s dos diferentes ge¿neros cinematogra¿ficos e respetivos autores, o aluno tem a oportunidade de se relacionar com um conjunto de obras audiovisuais. Os alunos sa¿o tambe¿m incentivados a desenvolver um sketchbook , onde podem dar a conhecer todo o tipo de refere¿ncias, sobre o projeto de serie que esta¿o a desenvolver em simulta¿neo na Unidade Curricular Processos de Criac¿a¿o e Desenvolvimento em Cinema e Audiovisual. Este trabalho permite ao aluno investigar a importa¿ncia da pesquisa e da ana¿lise do estado da arte no processo criativo.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Tarefas e responsabilidades do realizador em todas as fases do processo. (Ana¿lise tendo em conta casos especi¿ficos.) Realizac¿a¿o, Autoria, Conceito e Premissa e Criatividade (Visionamento de exemplos) Explorac¿a¿o de possibilidades para la¿ dos modelos cla¿ssicos. A importa¿ncia do trabalho de explorac¿a¿o do real na construc¿a¿o dos objectos fi¿lmicos. Identificar elementos cinema¿ticos fortes. A importa¿ncia da ideia de Conflito. Conceito, Premissas Visuais e Narrativas (visionamento de exemplos ) O realizador como Maestro. Os beats emocionais: a pauta por que se rege o maestro: - O papel do realizador na relac¿a¿o da utilizac¿a¿o da ca¿mara como instrumento narrativo.  Da macro estrutura aos beats. Saber identificar os beats e a importa¿ncia do staging e blocking. Mise en Sce¿ne e Blocking na sua relac¿a¿o com a construc¿a¿o drama¿tica dos personagens e suas interac¿o¿es. Personagens e wants and needs
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Entender as tarefas inerentes a¿ realizac¿a¿o cinematogra¿fica no contexto de um projeto audiovisual nas diferentes fases de produc¿a¿o. 2. Valorizar o papel do realizador no processo de desenvolvimento de uma ideia ate¿ a¿ sua concretizac¿a¿o audiovisual. 3. Identificar as principais semelhanc¿as e diferenc¿as no trabalho do realizador consoante o meio e as caracteri¿sticas do produto. 4. Aplicar os conceitos de linguagem audiovisual e narrativa ao trabalho do realizador.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os alunos participam nas aulas atrave¿s da apresentac¿a¿o da va¿rios desafios relacionados com a mate¿rias dadas. Essas apresentac¿o¿es servem de base para discuso¿es mais abertas e particpitavas evitando o lado passivo da apresendizagem mais expositiva.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    PROFERES, Nicholas (2008). Film Directing Fundamentals. See Your Film Before Shooting . Waltham (MA): Focal Press BORDWELL, David/Kristin Thompson, El Arte Cinematogra¿fico, Paidos, Barcelona, 1995. GARDIES, RENE¿. "Comprender el cine y las ima¿genes". - Buenos Aires: la marca editora, 2014. COSTA, Pedro (2013) ? Casa de Lava ? Caderno . Pierre von Kleist editions, 2013 COPPOLA, Sofia (2023) - Sofia Coppola Archive - Photobookstore ORLE¿AN, MATTHIEU (2023) - SCRAPBOOKS, Dans l'imaginaire des cine¿astes - delpire & co BARNWELL, Jane (2008). The Fundamentals of Film Making . Ava Books BLOCK, Bruce (2007). The Visual Story, Creating the Visual Structure of Film, TV and Digital Media . Waltham (MA): Focal Press DANCYGER, Ken (2010). The Technique of Film and Video Editing, History, Theory, and Practice . Waltham (MA): Focal Press RABIGER, Michael (2007). Directing, Film Techniques and Aesthetics . Waltham (MA): Focal Press  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios