-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de CENOGRAFIA trabalha o processo de produção cenográfica e artística subjacente a programas de entretenimento e ficção que impliquem construção em estúdio, numa vertente teórica e prática. Pretende possibilitar o conhecimento da abordagem estética e técnica e a fomentação do processo criativo através das várias premissas da linguagem visual como motor, a par da compreensão do contexto económico cultural e ético do departamento de arte como prática.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT160-24603
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conceito e função da Cenografia, do Guarda-Roupa e da Caracterização. A importância das componentes visuais e elementos de retórica, das linguagens cenográficas e especificidades dos diversos formatos (em particular informação/ entretenimento e sketch ficcionado) na definição da unidade estética. A constituição de uma equipa de Direção de Arte. O léxico cenográfico e respetivos materiais de construção. Adaptabilidade dos materiais à capacidade de execução e aos meios disponíveis. Os materiais e léxico de trabalho do guarda-roupa e caracterização. Adaptação do coordenado à fisionomia do ator / apresentador. Metodologia de trabalho: Decoupágem, documentação, pesquisa visual, representação gráfica de propostas/maquete e projeto técnico. Gestão e planeamento de meios e recursos. Orçamentação. Estrutura de um Dossier de Arte. Adereços e guarda-roupa: procura ativa, adaptação e construção. Metodologia da execução/ construção cenográfica.
-
Objetivos
Objetivos
A unidade curricular de CENOGRAFIA tem como objetivo facultar aos alunos as ferramentas teórico-práticas necessárias para o desenvolvimento de projetos na área de direção de arte de conteúdos para plataformas televisivas em geral e de desenho de produção em particular, nos seus domínios de intervenção principais: cenografia, guarda roupa e caracterização. Ao concluir a UC, a partir de um briefing de conteúdo de entretenimento para plataforma televisiva, espera-se que o aluno consiga: -definir uma unidade estética coerente e apresentá-la graficamente em projeto (dossier de arte); -implantar diversos cenários em estúdio; -construir uma maquete física do(s) cenário(s); -procurar/ adaptar/ construir adereços e elementos cenográficos; -procurar/ adaptar peças de guarda-roupa e acessórios; -executar cabelos/maquilhagem; -executar provas de guarda roupa e testes de imagem; -montar/desmontar e decorar cenários, de acordo com metodologia de construção cenográfica para estúdio;
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino prioriza a prática colaborativa e o brainstorming através de desafios lançados pelo professor, que serão resolvidos através do registo gráfico em ficheiros partilhados pelo(s) grupo(s). Estes desafios, que serão analisados coletivamente em aula, pretendem dar resposta à assimilação de conhecimentos teóricos e à concepção e desenvolvimento de projecto de cenografia, guarda-roupa, cabelo e maquilhagem para conteúdo de entretenimento (plataforma televisiva). Durante a fase de preparação e montagem pretende-se que os alunos entendam a responsabilidade de cada posição assumida, mas que trabalhem de forma colaborativa, sendo fomentado o incentivo ao trabalho em equipa. A metodologia sensibiliza para os temas expostos e desenvolve espaços de discussão e resolução de problemas através de: conceitos chave, recursos de conteúdos, estudos de caso, atividades práticas em sala de aula e workshops.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Adler, David, Metric Handbook : Planning and Design Data, Architectural Press, 1998. Capaccio, Nancy, Costume Design in TV and Film, Cavendish Square, New York, 2019. Consalez Lorenzo, Maquetes- A Representação do Espaço no Projeto Arquitetónico, Gustavo Gili, 1998. Hart, Eric, The Prop Effects Guidebook: Lights, Motion, Sound, and Magic, Routledge, New York, 2018. Heller, Eva, A Psicologia das Cores, Editorial Gustavo Gili, 2017. Millerson, Gerald, Tv Scenic Design Handbook, Focal Press, Londres, 1989. Pastoreau, Michel, Dicionário das Cores do Nosso Tempo: Simbólica e Sociedade, Lisboa, Estampa, 1997. Renault, Christophe, Les Styles de l’architecture et du mobilier, Gisserot, 2000. Sciortino, Christine, Makeup artistry for film and television : your tools for success on-set and behind-the-scenes, Routledge, New York, 2021. Thorne, Gary, Technical Drawing for Stage Design, Crowood Press, 2009.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim