-
Apresentação
Apresentação
- Desenvolver o conceito de videoclip, quer do ponto de vista teórico, quer do ponto de vista prático. - Conceber e produzir um videoclip de acordo com as orientações expostas nos conteúdos programáticos. - Saber aplicar princípios de montagem e pós-produção vídeo aplicada às características estéticas de um produto videoclip. - Escrever artigo que relate o estado da arte e o desenvolvimento do projeto de videoclipe da unidade curricular.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT160-24606
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I - História, estética e linguagem do videoclipe. História. – A televisão a música e as primeiras abordagens artísticas – Beatles, Pink Floyd e David Bowie. - Antes e depois da MTV, videoclipe como género televisivo. – O videoclipe a internet e as redes sociais – Novos modelos de produção, criação e disseminação. Estética. – O videoclipe como objeto conceptual e artístico. – O videoclipe e a experimentação. – O videoclipe e a narrativa. – O videoclipe, os efeitos visuais, magia e Michel Gondry. – Uma linguagem disruptiva como modelo de concepção. Linguagem. – Imagem. – Montagem. II – Conceber e produzir. Processos criativos para a criação de videoclipes. Elementos artísticos da produção de videoclipes. Modelos de apresentação (Pitching) de conceitos visuais aplicados ao videoclipe. Tutoria do desenvolvimento dos projetos.
-
Objetivos
Objetivos
No contexto contemporâneo de produção audiovisual é essencial estimular os alunos para a capacidade de desenvolver processos criativos, conceptuais e colaborativos. Nesta disciplina, organizados em equipas criativas, desenvolvem um videoclipe para uma banda ou artista concreto. O processo criativo decorre no espaço pedagógico da disciplina, na relação com a banda/artista e transversalmente através da colaboração de outras disciplinas do semestre. A UC tem assim como objetivos: Desenvolver o conhecimento na história, estética e linguagem do videoclipe. Adquirir competências no desenvolvimento conceptual e criativo de um projeto artístico. Adquirir competências na criação colaborativa e na apresentação de propostas conceptuais e de produção. Adquirir e aplicar técnicas de imagem e montagem relevantes para a criação de videoclipes. Capacidade de produzir um videoclipe.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologia de ensino expositiva e orientada para o projeto com forte articulação entre o envolvimento dos alunos no processo de desenvolvimento de projeto e a aplicação dos conceitos teóricos lecionados. Modelo de avaliação orientado para a avaliação da capacidade de aquisição de competências e não para a qualidade intrínseca final dos projetos desenvolvidos. A nota final é calculada da seguinte forma: 70% da nota final que corresponde ao desenvolvimento, produção e apresentação de um videoclip. Esta avaliação integra uma avaliação entre pares através da resposta a um formulário que ajusta a avaliação final em função da participação individual do aluno no projeto de grupo. 10% Apresentações e dossiers de produção. 20% Texto que relacione o projeto desenvolvido com o estado da arte em videoclipes.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
AA.VV. (2007) Motion Blur 2.0: Multidimensional Moving Imagemakers. London: Laurence King. AA.VV. (2005) On Air: The Visual Messages and Global Language of MTV (org.) Robert Klanten, Briga Meyer, Cristia¿n Jofre¿. Berlin: Die Gestalten Verlag. AA.VV. (2013) Music/Video: Histories, Aesthetics, Media. London: Bloomsbury. HANSON, M. (2006). Reinventing Music Video. Hove: Rotovision, Marks, C. & Tannenbaum, R. (2011) I Want My Mtv: “ the uncensored story of the music video revolution. London: Penguin Books. RAILTON, D. & Watson, P. (2015) Music Video and the Politics of Representation. Edinburgh: Edinburgh University Press. SCHWARTZ, L. et al. (2007). Making Music Videos. New York: Billboard Books. WILLIAMS, K. (2003). Why I Still Want My MTV. New Jersey: Hampton Press. VERNALLIS, C. (2004)– Experiencing Music Video: Aesthetics and Cultural Context, New York, Columbia University Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim