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Disciplina Herança Cultural I: Cinema Europeu

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular divide-se em duas vertentes: teórica e prática. Irá abordar a história do cinema europeu, através de um sobrevoo pelos seus lugares e pelas suas diferentes fases, estilos, autores, práticas criativas e correntes artísticas. Considerando a importância de relacionar momentos históricos e cinema, a abordagem da vertente teórica irá privilegiar a forma como diferentes contextos enformaram a estética e os modos de produção. O objetivo principal é dotar os estudantes de conhecimentos fundamentais acerca da realidade multifacetada do cinema europeu, de modo que seja possível identificar as heranças culturais e pensar o cinema de hoje e amanhã à luz desse legado. Na parte prática, os alunos irão elaborar por grupos um filme-ensaio sobre o tema do retrato.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 – Da invenção à arte 1.1 O nascimento do cinema na Europa enquanto experiência partilhada 1.2 Os pioneiros do cinema europeu 1.3 Caçadores de imagens e documentaristas 1.4 Ficção e film d’art 1.5 Período pós-guerra e afirmação do cinema americano 2 – Cinema e modernismo 2.1 Inscrição do cinema nos movimentos artísticos de vanguarda: expressionismo alemão, abstracionismo, dadaísmo, surrealismo e futurismo. 3 – Cinema e contexto histórico: estados totalitários (fascismos e comunismo), propaganda e censura 4 – Neorrealismo e nouvelle vague: fundação, evolução e metamorfose dos movimentos mais disruptivos do cinema europeu 5 – O cinema europeu popular e de autor: geografias (Escandinávia, leste, sul e centro) de uma relação conflituosa 6 – Critérios dos festivais de cinema e sua influência na estética dos cinemas nacionais 7 – O pós-cinema, o filme ensaio e a ligação entre cinema, movimentos artísticos e novas formas de pensar e concretizar a imagem em movimento Projeto prático: tutorias   
  • Objetivos

    Objetivos

    Apresentar e discutir os conceitos de “cinema europeu” e “cinema nacional”. Relacionar o tempo histórico e contexto social, político, económico e intelectual com o cinema. Ganhar consciência dos pilares fundamentais, ideológicos e estéticos, que vêm caracterizando o cinema nos países da Europa. Discussão da importância do cinema popular. Apreender as metamorfoses de correntes artísticas e movimentos cinematográficos. Discussão dos conceitos de “centro” e “periferia” a propósito da importância dos festivais na escolha dos temas e práticas cinematográficas. Comparação entre diferentes realidades dentro do mapa europeu. Analisar excertos de filmes de forma a compreender em que medida consubstanciam inovação e rutura. Preparar/realizar um filme-ensaio a partir dos conhecimentos conceptuais adquiridos no módulo teórico
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

      Componente teórica: sessões de exposição de matéria (em articulação com os conteúdos programáticos) e discussão aberta entre docente e discentes. Consolidação de estudo e conhecimentos fora do período de contacto. Avaliação da componente teórica: Peso na nota final: 50% Método de avaliação: frequência na aula final. Presença mínima de 80% nas aulas. Componente prática: sessões de tutorias por grupos / acompanhamento dos projetos Avaliação da componente prática: Peso na nota final: 50% - entrega do vídeo/filme-ensaio Os alunos dividem-se em grupos de 6 / todos os elementos do mesmo grupo terão a mesma avaliação final.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    — ARAÚJO, Nelson (2021). História do Cinema: Dos primórdios ao cinema contemporâneo. Lisboa: Edições 70. —AUMONT, Jacques (2002). As Teorias dos Cineastas. Tradução de Marina Appenzeller. São Paulo: Papirus Editora (2004) — Bénard da Costa, João (1991). Histórias do Cinema Português. Lisboa: IN-CM — Bertetto, Paolo (2010). La Macchina del Cinema. Bari: Editori Laterza — Dias, Inês S.; Fazenda, Maria do Mar; Duarte, Susana Nascimento (orgs.) (2018). O Que é o Arquivo? Laboratório Arte/Arquivo. Lisboa: Documenta — DEVALCK, Marijke (2007) Film Festivals: from European geopolitics to global cinephilia. Amsterdam: Amsterdam University —EZRA, Elizabeth (2004) European Cinema. Oxford: Oxford University Press. — GRAÇA, André Rui (2016) O Cinema Português Enquanto “Cinema Nacional”. Aniki, 3(1). — NAGIB, Lúcia (2011). World Cinema and the Ethics of Realism. Londres: Continuum  
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