-
Apresentação
Apresentação
A UC de Princípios da Imagem Fotográfica integra-se no conjunto de opcionais que permitem aos alunos alargar os seus conhecimentos na àrea da Imagem e das Artes dos Media, contribuindo para aumentar conhecimentos técnicos através da aprendizagem de um conjunto de técnicas específicas da Fotografia, aumentar os seus conhecimentos e capacidades criativas através da aprendizagem dos discursos contemporâneos artísticos da prática fotográfica e aplicar esses conhecimentos no desenvolvimento de um projeto de imagem movimento, melhorando aptidões de pensamento, criação e execução técnica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT160-24610
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Discursos Fotográficos Contemporâneos A pulsão documental A Fotografia encenada (staged). Relações Discurso-Imagem Autores e Práticas contemporâneas Técnica Fotográfica Formação da imagem, varíáveis técnicas: Obturador; Diafragma; Distância Focal; ISO; Balanço de brancos; Utilização das varíaveis de captura na criação de um sentido na imagem fotográfica. Definição de personagens a partir do património fotográfico. Criação de identidade visual para projecto - iluminação, ambiente, pós-produção.
-
Objetivos
Objetivos
No final da UC os alunos devem ter adquirido: a) Conhecimentos dos principais discursos autorais desenvolvidos pela Fotografia Contemporânea e dos seus principais intérpretes. b) Entendimento do conjunto de técnicas e variáveis de obtenção da imagem fotográfica e capacidades para a sua aplicação em contexto de desenvolvimento de projecto. c) Entendimento das capacidades de construção de discurso através da imagem fotográfica, aplicando noções de iluminação, cor, profundidade de campo, velocidade de obturação, distência focal e enquadramento na construção composicional de uma imagem com um objetivo específico dentro de um projecto. d) Capacidade de descodificação e aplicação de códigos da imagem vernacular à construção de património fotográfico de uma personagem ou de um local.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Ao longo do semestre os alunos são expostos a um conjunto diverso de metodologias: 1. Inversão da lógica demonstrativa de apresentação de conteúdos - convocando os alunos para os primeiros momentos de apresentação a partir de uma investigação, a partir dos quais se desenvolvem os conteúdos programáticos a lecionar. 2. Desenvolvimento de exercício prático e apresentação de dúvidas. 3 . Desenvolvimento de uma comunidade fictícia através de partilha de imagens e caracterização de personagens através de património fotográfico, utilizando ferramentas sociais de partilha de imagens e desenvolvendo em rede para fora das aulas esse conjunto de comunidade 4. Aplicação das aprendizagens, em integração com o conjunto das outras disciplinas do semestre, para a definição do espaço narrativo a desenvolver no 2º semestre.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
[Cotton], [Charlotte] - [The Photograph as Contemporary Art]. [ London : Thames & Hudson, 2014 9780500204481 )] Adams, Ansel, The Zone System: A Câmera, O negativo, A Cópia, Editora Senac–São Paulo, 2000 Langford, Michael,Fotografia Básica (5 ª Edição Revista e Aumentada), Dinalivro/Focal Press, 2003 [Bellantoni], [Patti] - If It's Purple, Someone's Gonna Die: The Power of Color in Visual Storytelling. [ New York, Routledge,2005, 9780080478418
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim