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Disciplina Atelier de Produção para Plataformas III : Publicidade

  • Apresentação

    Apresentação

    O conceito de publicidade tem evoluído em consonância com a globalização, a democratização das ferramentas e a diversidade dos meios disponíveis. Atualmente, a publicidade é sinónimo de comunicação de marca, englobando conteúdos que são móveis, programáticos, sociais, nativos, entre outros. Vivemos num contexto em que a publicidade se encontra "aumentada". Termos como advertainment, viral, buzz, tryvertising, branded content, neuromarketing, advergaming, ambush, growth hacking, prankvertising, marketing experiencial, cross-device e transmedia fazem parte do vocabulário dos planos de comunicação dos anunciantes. Neste emaranhado de conceitos e estratégias publicitárias, o audiovisual publicitário desempenha um papel crucial na comunicação e na relação com os públicos. Esta unidade curricular foca-se na aquisição das ferramentas necessárias para produzir e realizar uma campanha publicitária, procurando responder à questão: qual é a importância da criatividade nas campanhas publicitárias?
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A análise das diferentes épocas da publicidade usando campanhas que marcam a época e o contexto nas quais estão feitas; a investigação de campanhas relevantes no mundo da publicidade; a reflexão sobre o papel do realizador nas campanhas mostradas e a experimentação das diferentes formas de abordar uma campanha publicitária irão permitir aos estudantes atingirem os seus objetivos e aumentar as suas competências na área.  
  • Objetivos

    Objetivos

    - Conhecer a realidade atual da indústria e do negócio da publicidade no séc. XXI. - Analisar campanhas de publicidade desde um ponto de vista criativo.  - Perceber os meios e as equipas implicados num filme publicitário. - Conhecer a linguagem cinematográfica e tecnológica aplicada à publicidade.   - Conceitos de narrativa e estética audiovisual. - Conceitos básicos de produção audiovisual. - Processos criativos no cinema publicitário. - Pensar e produzir uma campanha publicitária. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Modelo pedagógico Samsara: - Adapta o ensino às necessidades individuais de cada aluno; - Reconhece e valoriza as diferentes formas de aprender, permitindo que cada estudante siga seu próprio ritmo e estilo de aprendizagem; - Ferramentas digitais são usadas para personalizar o conteúdo e envolver os alunos de forma mais interativa; - Estimula a colaboração, a criatividade e o pensamento crítico. Incentiva práticas sustentáveis e a consciência ambiental; - Utiliza métodos de avaliação contínua para monitorizar o progresso dos alunos; - Avaliações contínuas para fornecer feedback constante e apoiar o desenvolvimento dos estudantes; - Promove a integração de diferentes áreas do conhecimento, rompendo com a segmentação tradicional das disciplinas; - Incentiva a ligação entre diferentes saberes, para proporcionar uma compreensão mais abrangente e contextualizada, e o compromisso com a inclusão de todos os alunos, independentemente das suas diferenças.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    LORENTE, J. (1989) Casi todo lo que se¿ de publicidad. Barcelona: Ediciones Folio. MORENO, I. (2003) Narrativa Audiovisual Publicitaria. Barcelona: Paido¿s.  BASSAT, L. (1994) El libro rojo de la publicidad, Barcelona, Folio. GONZÁLEZ Requena, J. (1995) Espot Publicitario o las metamorfosis del deseo: ed. Ca¿tedra, Madrid,  VÁZQUEZ, Bele¿n Lo¿pez (2007) Publicidad Emocional - Estrategias creativas: ed. business&Shool Esic, Madrid.
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