-
Apresentação
Apresentação
A UC permite conhecer o entendimento das etapas e metodologias envolvidas na criação, no desenvolvimento e na execução de um projeto miniseries, além de capacitar na aplicação desses conceitos no âmbito da redação e concretização de imagens e sons em conteúdos audiovisuais de diversos gêneros. Inclui a aplicação de processos criativos e a sua utilização na elaboração conceitual de um projeto de série para TV, destinado à distribuição em múltiplas plataformas. Visa criar e desenvolver ideias que servirão como fundamento para a orientação e apoio de roteiros ficcionais, a fim de produzir conteúdos para ambientes de distribuição multiplataforma. Propõe o desenvolvimento de habilidades criativas, especialmente nas áreas de roteiro e direção, focadas no campo da comunicação audiovisual.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT160-24614
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Análise do trabalho feito e reorientação a partir do briefing. Aspectos teóricos da construção de séries. Bíblias de série e papel do showrunner. Rescrita dos guiões. Escrita e desenvolvimento de um piloto para televisão/SVOD com a duração máxima estipulada no briefing, correspondentes a um piloto de um episódio diário com 5 partes. e restantes elementos conforme o briefing apresentado.Doctoring final dos guiões.Apresentação sobre conceitos e ferramentas narrativas, na perspectiva da transposição para a realização.Pré-produção conceptualização e realização dos episódios piloto.Pós-produção e finalização dos projetos.Visionamento e discussão dos episódios piloto.
-
Objetivos
Objetivos
Conhecer, contactar e avaliar o resultado da aplicação dos fundamentos da narrativa e da dramaturgia em diferentes plataformas quando interligados com outras disciplinas, nomeadamente as envolvidas no projeto transversal deste ano letivo. Saber identificar os diferentes fenómenos no processo transversal de criação e construção de textos bem como da sua realização. Compreender a contemporaneidade da simulação em diferentes interfaces. Conceber uma minissérie nas áreas de guionismo e realização e pós-produção. Compreender a linguagem cinematográfica utilizada nos conteúdos em streaming.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Samsara-Model (FilmEU) "Nobody's left behind" Visual Board (Whiteboard/Miroboard) Padlets Student-centered approach
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
1. Cook, Eileen. "Build Better Characters: The Psychology of Backstory & How to Use it in Your Writing to Hook Readers." Creative Academy, New York, 2019. 2. Howard, David, and Mabley, Edward. "The Tools of Screenwriting." 1995. 3. Rabkin, William. "Writing the Pilot: Creating the Series." Moon & Sun & Whiskey Inc., 2017. 4. Rabiger, Michael. "Directing: Film Techniques and Aesthetics." Amsterdam/Boston, 2008. 5. Vogler, Christopher. "The Writer's Journey: Mythic Structure for Writers." 2007. 6. McKee, Robert. "Story: Substance, Structure, Style, and the Principles of Screenwriting." Methuen Publishing, 1997. 7. Seger, Linda. "Making a Good Script Great." Silman-James Press, 2010.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não