-
Apresentação
Apresentação
Aprofundamento dos conhecimentos na manipulação de câmaras digitais de grau mais elevado que no semestre anterior. Melhoria das técnicos de captura de imagem aliada a componente de iluminação e movimento de câmara. A aplicação da técnica de desenho de luz para a criação da imagem cinematográfica para conteúdos ficcionais. A aplicação da linguagem audiovisual no domínio da composição de imagem, estética, movimentos de câmara serão dissecados na prática. Organização e gestão de equipamentos de câmara, iluminação e maquinaria. Organização de uma equipa de filmagens com todos os setores coordenados na filmagem de uma cena interior e exterior.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT160-24620
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Câmara - Manuseamento e operação de todas as funções das câmaras Iluminação . Os 3 pontos de luz. Esquema básico de iluminação. Carateristicas da luz e do equipamento. Filmagens de uma cena Interior e Exterior. Filmagem do piloto para série TV Maquinaria- Manipulação de equipamentos de maquinaria. Visionamento de filmes Textos analíticos sobre a fotografia cinematográfica.
-
Objetivos
Objetivos
Desenvolver a capacidade criativa na elaboração de uma peça ficcional tendo a imagem (direção de fotografia) como componente principal. Desenvolver a cultura estética no domínio da composição, da iluminação e do cenário. Ter capacidade de se integrar numa equipa de filmagens sabendo as suas funções específicas como as dos restantes elementos da equipa e dos diversos departamentos. Compreender as técnicas de iluminação, as necessidades de produção para as executar e o rigor no desempenho das funções de cada setor.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O processo assenta na capacidade de autonomia do aluno e liberdade de aplicar os conhecimentos teóricos e práticos que adquire ao longo das sessões de aula. A capacidade de inovar e de aplicar novos métodos artísticos e estéticos são incentivados.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Brown, Blain - Lighting - 2sn edition USA - 1992 Stump, D. (2014). Digital Cinematography - Fundamentals, Tools, Techniques and Workflows. New York: Focal Press. Millerson, Gerald - The Technique of Lighting for Television and Film -3rd Edition - Focal Press 1994 Paul Wheeler - High Definition Cinematography - 2nd Edition - Elsevier-Focal Press 2003 Ettedgui, P. (1998). Cinematography Screencraft. switzerland: Rotovision sa.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim