-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de ELEMENTOS DIGITAIS DE DESENHO DE PRODUÇÃO trabalha o processo de desenvolvimento conteúdos serializados de ficção no domínio da direção de arte- nas suas áreas de intervenção principais de cenografia, guarda-roupa e caracterização- numa vertente teórico-prática, valorizando o papel da representação digital de conceitos visuais na fase de pré-produção. Pretende possibilitar o conhecimento de técnicas mais sofisticadas e precisas na representação de propostas gráficas, mantendo como elementos basilares a definição da abordagem estética, o desenvolvimento do processo criativo e metodologias de execução, a par da compreensão do contexto económico, cultural e ético do departamento de arte enquanto prática.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT160-24623
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Conceito e função da Direção de Arte e constituição da equipa. A importância das componentes visuais e elementos de retórica, linguagens cenográficas e especificidades dos diversos formatos na definição da abordagem estética. O léxico de trabalho, materiais, técnicas e metodologias de construção. 2.Metodologia de trabalho. Orçamentação. Gestão de meios e recursos. Estrutura de um Dossier de Desenho de Produção. 3.Representação gráfica de Propostas (perspetiva, composição, cores, iluminação, materiais): Photoshop / Gimp, Procreate (pintura / ilustração/ colagem digital), Blender, Sketch Up ou Homestyler (renderização 3D, desenho técnico). 4.Representação Técnica do Projeto. 5.Adereços e guarda-roupa: procura ativa, adaptação e construção. Metodologia de execução/ construção cenográfica.
-
Objetivos
Objetivos
A UC capacita o aluno para o desenvolvimento de projetos de direção de arte aplicados a conteúdos serializados de ficção, nas suas áreas de intervenção principais e distintas fases de produção. O aluno irá conceber e executar o desenho de produção para um projeto transversal (ACAC III), assumindo funções específicas no departamento de desenho de produção. Pretende-se que o aluno seja capaz de estruturar uma unidade plástica coerente com a narrativa e ajustada ao conteúdo (Dossier de Desenho de Produção) e de definir conceitos através de técnicas digitais de representação, a par da capacidade em priorizar necessidades artísticas e técnicas, fazendo o uso apropriado dos recursos logísticos que dispõe. Outros objectivos passam pela: compreensão da estrutura e função do departamento, domínio softwares/ apps / plataformas adequadas para propostas criativas e desenho técnico, uso de terminologia adequada e compreensão de metodologias de execução/ montagem.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino sensibiliza para os temas expostos, desenvolve espaços de discussão e resolução de problemas, promovendo o desenvolvimento e partilha de exercícios práticos (desafios), num processo transversal e colaborativo. Os desafios, que serão analisados coletivamente em aula, pretendem dar resposta à assimilação de conhecimentos teóricos e à concepção e desenvolvimento do projecto de desenho de produção para conteúdo de serializado (projeto transversal). Durante a fase de preparação e montagem pretende-se que os alunos entendam a responsabilidade de cada posição assumida, mas que trabalhem enquanto grupo, sendo fomentado o incentivo ao trabalho em equipa. Serão utilizados softwares que permitem a prática colaborativa durante o processo de trabalho.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
3D TOTAL (2009). Digital Painting Techniques – Masters Collection (Volume 1), Focal Press. ADLER, D. (1998). Metric Handbook – Planning and Design Data. Architectural Press. BARNWELL, J. (2017). Production Design for Screen: Visual Storytelling in Film and Television. Bloomsbury Visual Arts. GURNEY, J. (2010). Color and Light: A Guide for the Realist Painter -Volume 2. Andrews McMeel Publishing. HELLER, Eva (2007). Psicología del color: Cómo actúan los colores sobre los sentimientos y la razón. Editorial GG. LOBRUTTO, V. (2002). The Filmmaker's Guide to Production Design. Allworth Press. New York. PASTOREAU, Michel (1997). Dicionário das Cores do Nosso Tempo: Simbólica e Sociedade, Lisboa, Estampa. TASHIRO, C. S (1998). Pretty Pictures: Production Design and The History Film, University of Texas Press, Austin
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim