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Apresentação
Apresentação
O módulo teórico e prático introduzem de maneira geral os diversos métodos de representação ao longo da história da dramaturgia. Os alunos terão uma visão clara das várias formas de interpretação e no fim do semestre devem ser capazes de as identificar em qualquer obra fílmica. Os alunos tomarão conhecimento, através de exercícios práticos em estúdio e exteriores trabalhando com atores, das regras e operações que servem de suporte à prática da direção de atores em teatro, cinema e ficção televisiva
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT160-24629
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Módulo teórico: Cada sessão apresenta e analisa um campo específico na cronologia da história da interpretação dos atores no cinema, com um estudo de caso específico. Além da avaliação contínua, avaliação final é feita a partir de uma prova escrita (50%) relatório e da oservação e resultado de exercícios práticos em estúdio(50%). Módulo Prático: Observação do trabalho de estúdio (individual) Exercício prático de direção de atores com registo de imagem a partir de um guião (parceria) O enunciado de exame 2ª época é composto em função das exigências das avaliações com resultados negativos e abrangendo a matéria dos conteúdos programáticos. A assiduidade é um elemento ativo de avaliação
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Objetivos
Objetivos
No módulo teórico assim como no prático, podem destacar-se quatro competências fundamentais: 1. Conhecer a história da interpretação cinematográfica, teatral e audiovisual 2. Saber analisar a estética da representação dos atores 3. Perceber a diversidade da representação dos atores na história do cinema 4. Compreender a sua evolução relativamente ao contexto tecnológico 5. Adquirir uma metodologia de investigação e de síntese de elaboração para apresentação da pesquisa
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os alunos acompanham a metodologia de avaliação desde o início do ano lectivo através da inserção do programa, bibliografia e metodologias de avaliação nas plataformas e-learning postas à disposição de alunos e docentes na Universidade (ex: Moodle). É indispensável criar oportunidades para que o aluno desenvolva um conhecimento do estudo do trabalho do ator e dos diferentes métodos e escolas de arte dramática assim como da necessidade da sua própria criação e execução contemplando as funções dos elementos de apoio à representação através da possibilidade de criação e execução do ato de encenar.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
John Badham, I’ll be in my Trailer: The Creative Wars Between Directors and Actors, Michael Wiese Productions, 2006. Jeremiah Comey, (2000), The Art of Film Acting, A Guide for Actor and Directors, Focal Press. Carlos Gerbase, (2005), Cinema-Direção de Atores, Artes e Ofícios. Inês Gil, (2002), A Sombra do Caçador: do Storyboard à Direcção de Actores, Lisboa, Edições Lusófonas. Steven Katz, (1991), Film directing, shot by shot. Visualizing, from concept to screen, Michael Wiese Prod. Vsévolod Meyerhold, (1980), O Teatro Teatral, Lisboa, Arcádia. James Naremore, (1988), Acting in the Cinema, Berkeley, University of California Press. Vsevolod I. Pudovkin, (1974), Film Technique and Film Acting, Londres, Vision Press Limited. Michael Rabiger, (2003), Directing Film Techniques and Aesthetics, Burlington, Focal Press. Assumpta Sena, (2001), O Trabalho do Actor de Cinema, Edição Cine-Clube de Avanca, 2001. Judith Weston, (1999), Directing Actors. Studio City, Michael Wiese Productions.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim