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Disciplina Direção de Actores

  • Apresentação

    Apresentação

    O módulo teórico e prático introduzem de maneira geral os diversos métodos de representação ao longo da história da dramaturgia. Os alunos terão uma visão clara das várias formas de interpretação e no fim do semestre devem ser capazes de as identificar em qualquer obra fílmica.  Os alunos tomarão conhecimento, através de exercícios práticos em estúdio e exteriores trabalhando com atores, das regras e operações que servem de suporte à prática da direção de atores em teatro, cinema e ficção televisiva    
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Módulo teórico:  Cada sessão apresenta e analisa um campo específico na cronologia da história da interpretação dos atores no cinema, com um estudo de caso específico. Além da avaliação contínua, avaliação final é feita a partir de uma prova escrita (50%) relatório  e da oservação e resultado de exercícios práticos em estúdio(50%).  Módulo Prático: Observação do trabalho de estúdio (individual) Exercício prático de direção de atores com registo de imagem a partir de um guião (parceria) O enunciado de exame 2ª época é composto em função das exigências das avaliações com resultados negativos e abrangendo a matéria dos conteúdos programáticos. A assiduidade é um elemento ativo de avaliação  
  • Objetivos

    Objetivos

    No módulo teórico assim como no prático, podem destacar-se quatro competências fundamentais:  1. Conhecer a história da interpretação cinematográfica, teatral e audiovisual 2. Saber analisar a estética da representação dos atores  3. Perceber a diversidade da representação dos atores na história do cinema  4. Compreender a sua evolução relativamente ao contexto tecnológico 5. Adquirir uma metodologia de investigação e de síntese de elaboração para apresentação da pesquisa
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os alunos acompanham a metodologia de avaliação desde o início do ano lectivo através da inserção do programa, bibliografia e metodologias de avaliação nas plataformas e-learning postas à disposição de alunos e docentes na Universidade (ex: Moodle). É indispensável criar oportunidades para que o aluno desenvolva um conhecimento do estudo do trabalho do ator e dos diferentes métodos e escolas de arte dramática assim como da necessidade da sua própria criação e execução contemplando as funções dos elementos de apoio à representação através da possibilidade de criação e execução do ato de encenar.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    John Badham, I’ll be in my Trailer: The Creative Wars Between Directors and Actors, Michael Wiese Productions, 2006.  Jeremiah Comey, (2000), The Art of Film Acting, A Guide for Actor and Directors, Focal Press.  Carlos Gerbase, (2005), Cinema-Direção de Atores, Artes e Ofícios.  Inês Gil, (2002), A Sombra do Caçador: do Storyboard à Direcção de Actores, Lisboa, Edições Lusófonas.  Steven Katz, (1991), Film directing, shot by shot. Visualizing, from concept to screen, Michael Wiese Prod.  Vsévolod Meyerhold, (1980), O Teatro Teatral, Lisboa, Arcádia.  James Naremore, (1988), Acting in the Cinema, Berkeley, University of California Press.  Vsevolod I. Pudovkin, (1974), Film Technique and Film Acting, Londres, Vision Press Limited.  Michael Rabiger, (2003), Directing Film Techniques and Aesthetics, Burlington, Focal Press.  Assumpta Sena, (2001), O Trabalho do Actor de Cinema, Edição Cine-Clube de Avanca, 2001. Judith Weston, (1999), Directing Actors. Studio City, Michael Wiese Productions.
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