-
Apresentação
Apresentação
1: Componente publicitária e Institucional. Acordo entre a Universidade e o Conselho da Europa para a produção de vídeos de carácter social. 2: Realização de um projeto fílmico experimental de 7 a 10 min a partir da temática "Dinheiro". 3: Análise de filmes da contracultura, cinema experimental, videoarte e artes visuais. Realização de exercícios práticos e um filme experimental apoiados nos autores estudados em grupo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT160-24635
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1: Análise do briefing do cliente; Apresentação do projeto; Pré-produção do Spot PPM; Produção; edição final. 2: Apresentação de filmes experimentais da história do cinema, nomeadamente as vanguardas. Tutorias semanais para enquadrar o desenvolvimento regular dos projetos. 3: Análise de filmes de referência da cultura artística contemporânea. Exercícios práticos.
-
Objetivos
Objetivos
1: Compreender o processo de produção de um spot institucional ou publicitário pedido pelo cliente. 2: Produzir uma curta metragem sem formatação narrativa, nem formal. Desenvolver uma expressão autoral visual e sonora. 3: Desenvolvimento de um projeto de filme experimental com dupla valência em sala de cinema e em situação instalatória.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
1: Criação de um projeto em correspondência com o briefing do cliente neste caso o Conselho da Europa. 2: O aluno tem total liberdade de escolha formal e narrativa no processo de preparação e produção da curta-metragem. 3: Trabalho processual e simultâneo entre teoria e prática, com o visionamento dos exercícios e análise crítica e autocrítica em aula.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cury, Ivan (2004) TV Commercials: How to Make Them: or, How Big is the Boat? 1ª ed UK Routledge Vogel, Amos (2005). Film as a Subversive Art. Nova Iorque: Artbook D.A.P. AUMONT, Jacques (2008), Les théories des Cinéastes, Paris, Editions Nathan/Armand Collin. MITRY, Jean (2001), Esthétique et Psychologie du Cinéma, Paris, Les Éditions du Cerf.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim