filmeu

Disciplina Comunicação Cinemática

  • Apresentação

    Apresentação

    1: Componente publicitária e Institucional. Acordo entre a Universidade e o Conselho da Europa para a produção de vídeos de carácter social. 2: Realização de um projeto fílmico experimental de 7 a 10 min a partir da temática "Dinheiro". 3: Análise de filmes da contracultura, cinema experimental, videoarte e artes visuais. Realização de exercícios práticos e um filme experimental apoiados nos autores estudados em grupo. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1: Análise do briefing do cliente; Apresentação do projeto; Pré-produção do Spot PPM; Produção; edição final. 2: Apresentação de filmes experimentais da história do cinema, nomeadamente as vanguardas. Tutorias semanais para enquadrar o desenvolvimento regular dos projetos. 3: Análise de filmes de referência da cultura artística contemporânea. Exercícios práticos.
  • Objetivos

    Objetivos

    1: Compreender o processo de produção de um spot institucional ou publicitário pedido pelo cliente. 2: Produzir uma curta metragem sem formatação narrativa, nem formal. Desenvolver uma expressão autoral visual e sonora.   3: Desenvolvimento de um projeto de filme experimental com dupla valência em sala de cinema e em situação instalatória.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    1: Criação de um projeto em correspondência com o briefing do cliente neste caso o Conselho da Europa. 2: O aluno tem total liberdade de escolha formal e narrativa no processo de preparação e produção da curta-metragem. 3: Trabalho processual e simultâneo entre teoria e prática, com o visionamento dos exercícios e análise crítica e autocrítica em aula.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cury, Ivan (2004) TV Commercials: How to Make Them: or, How Big is the Boat? 1ª ed UK Routledge Vogel, Amos (2005). Film as a Subversive Art. Nova Iorque: Artbook D.A.P. AUMONT, Jacques (2008), Les théories des Cinéastes, Paris, Editions Nathan/Armand Collin. MITRY, Jean (2001), Esthétique et Psychologie du Cinéma, Paris, Les Éditions du Cerf.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios