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Disciplina Atelier Avançado de Pós-produção Cinematográfica

  • Apresentação

    Apresentação

    O módulo Pós-produção avançada pretende aprofundar os conhecimentos adquiridos anteriormente (Tratamento e processamento de côr), reforçando o workflow de color grading. Pretende-se trabalhar não só nos aspectos gerais de shot matching e desenvolvimento de look de cenas, como também cuidar tons de pele, trabalhar com DCTL (DaVinci Color Transform Language) , saturaçao subtrativa, canais alpha, magic mask entre outras ferramentas indispensáveis nos dias de hoje
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos Parte I - Correção de côr da Timeline balancear clips criar continuidade de côr corrigir e potenciar áreas isoladas Parte II - Gestão de nodes e grades conformar uma timeline a partir de um xml Gestão de côr/Color management Dominar o workflow dos nodes Gerir grades ao longo dos clips e timeline Parte III - Optimizando o workflow de grading Usar grupos Ajustar propriedades da imagem Configurar projectos Raw   Parte IV - Aprofundamento nas técnicas avançadas Trabalhar na sala de grading, com introdução aos paineis de grading Usar dctl Identificar e manter o mid-grey 18% usar subtractive saturation Usar Magic Mask Usar Color Compressor   Parte V - Aprofundamento nas técnicas avançadas Fazer testes da sala de grading para a sala de cinema Entrega de Projectos
  • Objetivos

    Objetivos

    Objectivos Gerais: Esta unidade curricular tem como objetivo proporcionar aos alunos um domínio avançado nas ferramentas e técnicas de pós-produção utilizando o DaVinci Resolve, especialmente voltadas para a correção de cor, conformação e online. Ao final da unidade, o aluno será capaz de: Aplicar técnicas avançadas de correção de cor utilizando o DaVinci Resolve. Executar uma edição de vídeo profissional utilizando as ferramentas mais adequadas, criar proxys, conformar e export em alta resolução. Integrar e otimizar áudio para o projeto final. Realizar uma finalização profissional para diferentes outputs de distribuição (dcp, proress 4444, h264 vs h265 e outros formatos (rrss)
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino (avaliação incluída).   Metodologia de ensino orientada para o conhecimento técnico, para a capacidade de análise crítica e para os processos de investigação artísticos e criativos no contexto da pós-produção O conhecimento teórico é complementado com a prática de desafios utilizando materiais diversos com foco na correção de côr de pequenas cenas em aula e nos processos de preparação do projecto para color grading (conformar), assim como, com processos de acompanhamento e tutoria em torno dos projetos que os alunos estão a desenvolver. Modelo de avaliação orientado para a avaliação da capacidade de aquisição de competências.   A nota final combina cinco exercícios relacionado com o processo de color grading:  Conformar uma timeline a partir de um xml - 20% Questionário - 20% Shot Matching, Continuidade de contraste e saturaçao de uma curta - 20% Correçao de cor para spot publicitário - 20% Exportação para variados outputs - 20%
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    [Van Hurkman], [Alexis] - [Color Correction Handbook: Professional Techniques for Video and Cinema“]. [Peachpit Press.Novembro 2010. Capa Dura. Série. ISBN 9780321719744)] [Kennel], [Glen] - [Color and Mastering for Digital Cinema]. [1ª edição. Edição: Routledge,2006. Descrição física. Série. ISBN 0240808746)
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