-
Apresentação
Apresentação
A disciplina de Probabilidades e Estatística tem como objetivo fundamental dar ao estudante conceitos fundamentais da teoria da probabilidade e técnicas de estatística descritiva e inferência estatística, essenciais para o estudo de Engenharia.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6638-24496
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Estatística Descritiva Tipos de dados: inteiros, contínuos, categóricos… Tabelas de frequências Medidas de centralidade e de dispersão Visualização (Gráficos de barras, Histogramas, Caixas de Bigodes ... ) 2. Regressão Linear Variável independente vs. Dependente Gráficos de dispersão Covariância e coeficiente de Pearson Reta de regressão Resíduo, método dos mínimos quadrados Cálculo da estimativa para a resposta, dado o valor para a variável independente 3. Teoria da Probabilidade Experiência aleatória. Espaço de resultados. Evento. Operações entre eventos Propriedades da função probabilidade. Probabilidade da união de eventos Lei da probabilidade total. Teorema de Bayes Probabilidade condicionada. Eventos independentes 4. Distribuições Variável aleatória; Distribuição discreta Bernoulli Distribuição contínua Normal 5. Inferência Estatística Amostra e amostra aleatória Estimador e estimativa para uma proporção Intervalo de confiança e teste de hipótese para uma proporção
-
Objetivos
Objetivos
Esta disciplina permite que o(a) aluno(a) OA1: seja exposto à probabilidade como uma função de medida essencial à ciência. OA2: entenda a estatística como uma área da ciência que permite à engenharia recolher dados, analisar dados, formular hipóteses relativas a esses dados e testar essas hipóteses. Nessa medida, a estatística e a probabilidade são essenciais ao conhecimento e à engenharia.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nas aulas, introduzem-se os conceitos teóricos que são complementados com exemplos práticos reais. Os alunos são incentivados a resolver exercícios assim como a apresentar quaisquer dúvidas. Para cada tópico é apresentado um conjunto de exercícios de aplicação dos conceitos teóricos, procedendo-se ao acompanhamento da resolução dos mesmos e apresentando-se a resolução final. Materiais de apoio e exercícios com sugestões de resolução serão disponibilizados no Moodle. Acredita-se que a avaliação contínua, adaptada de acordo com a evolução dos alunos, seja uma boa prática. O acompanhamento individual e a disponibilidade para esclarecer dúvidas, sempre que necessário, é essencial para o aluno e para o seu desempenho.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Apontamentos e séries de exercícios disponibilizados na plataforma moodle. Murteira, B. (2012), Probabilidades e Estatística, vols. I e II MacGraw-Hill. Murteira, B. (2007), Introdução à Estatística, MacGraw-Hill. Morais, M.C. (2020). Probabilidades e Estatística: Teoria, Exemplos & Exercícios. IST Press (Coleção Ensino da Ciência e da Tecnologia). Ross, S. M. (2014). Introduction to Probability and Statistics for Engineers and Scientists. 5th ed, Academic Press
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não