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Disciplina História dos Meios de Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    Parte-se do princípio que, no âmbito da história humana, um conjunto de ferramentas, técnicas e protocolos de comunicação constituiram (e constituem) essa própria história, tanto no modo como alteraram a cultura, a sociedade e a percepção/consciência humanas, como no modo como definem, enquanto artefactos, modos de apresentação e de acesso a essa história. Da linguagem e da escrita aos computadores e às redes cibernéticas, passando por relógios, calendários, torres, a perspectiva ou a meteorologia, todos estes dispositivos medialógicos determinaram paradigmas de relação - verbal e não verbal - entre os humanos e entre os humanos e o mundo. Esta Unidade Curricular procura traçar a evolução histórica destes modos materiais de configuração da comunicação ao longo da história, identificando momentos chave desse curso.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    0. Pressupostos de uma história materialista da comunicação 1. Oralidade O grau zero da comunicação  A ritualização do "mundo acústico" 2. Alfabeto e Escrita "Do mundo mágico da audição para o mundo neutro da visão" A escrita como ordenação do mundo: a formalização do pensamento 3. Livro Volumen - codex - volumen O livro como primeiro medium material 4. Imprensa De Gutenberg a Lutero A fundação do mundo moderno e a circulação do conhecimento 5. Comunicação à distância: as energias terrestres e o caso do som A telegrafia como paradigma comunicacional em rede Inscrição/reprodução: o fonógrafo e o real, o gramofone e a ubiquidade 6. Fotografia e Cinema A multiplicação das imagens e a gravação do tempo A redescoberta do óptico e os (novos) motivos do real 7. Rádio e Televisão O paradigma dos meios de comunicação de massa A televisão como "privatização móvel" 8. Computação e Internet De Jaquard e Babbage a Turing e Bush WEB 1.0, 2.0 e 3.0 Computação planetária, Internet das Coisas e IA  
  • Objetivos

    Objetivos

    - Identificar e enquadrar, através dos dispositivos técnicos que os determinaram, os principais paradigmas da história da comunicação (verbal e não verbal) e da produção de conhecimento - Promover capacidades de análise e de reflexão sobre as relações mútuas entre a produção cultural de significado e a evolução das materialidades técnicas que pré-determinam essa produção - Problematizar a contemporaneidade enquanto época cuja condição tecnológica é decisivamente determinada por meios de registo, transmissão e processamento automático de comunicação e de informação.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Análise transversal, diacrónica e não linear de momentos disruptivos da História dos Meios de Comunicação.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Attali, J. Histoire des médias: des signaux de fumée aux réseaux sociaux, et bien après. Fayard, 2021. Bogalheiro, M. "Para lá dos meios e dos fins: um epítome da ontologia dos media". In Crítica das Mediações Totais - Perspectivas expandidas dos media, Ed. M. Bogalheiro. Documenta, 2020 Carey, J. Technology and Ideology: The Case of the Telegraph. In Communication as Culture. Routledge, 1989 Chartier, R. (1992) A Ordem dos Livros. Vega, 1997 Hugo, V. (1831) "Isto matará aquilo". In Notre-Dame de Paris. Relógio d'Água, 2020 Levinson, P. The Soft Edge - A natural history and future of the information revolution. Routledge, 1997 Kittler, F. (1986) Gramophone, Film, Typewritter. Stanford University Press, 1999 McLuhan, M. (1962) A Galáxia de Gutenberg. Universidade de São Paulo, 1972 Peters, J. D. The Marvelous Clouds. University of Chicago Press, 2015 Platão. Fedro. Edições 70, 2009 Valéry, P. (1928) "A Conquista da Ubiquidade". In Revista de Comunicação e Linguagens , 34/35. Relógio d'Água, 2005  
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