-
Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular providencia técnicas de expressão escrita adequadas a diferentes situações formais de comunicação, para que os alunos saibam escrever com clareza e rigor, de forma a elevar os seus textos a um nível de excelência. Após a frequência nesta UC, os alunos deverão: - Saber escrever com clareza, rigor e correção linguística; - Dominar as diferentes componentes da língua portuguesa: o léxico, a sintaxe e a semântica; - Conhecer e aplicar as regras de ortografia e de pontuação; - Saber adequar a comunicação escrita a diferentes contextos e destinatários; - Conhecer a especificidade de diversos tipos de texto, de forma a promover a versatilidade na comunicação escita.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT168-1412
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
PARTE 1 | BOM USO DA LÍNGUA PORTUGUESA Aspetos críticos de ortografia Aspetos críticos de flexão verbal Aspetos críticos de léxico Aspetos críticos de sintaxe PARTE 2 | O PROCESSO DE ESCRITA O processo de escrita: planear, escrever, rever Da frase ao parágrafo Articulação do discurso: os conectores discursivos Mecanismos linguísticos que conferem impacto ao texto Uso correto da pontuação, com especial tónica no uso da vírgula PARTE 3 | EXPRESSÃO ESCRITA Redação de textos da área profissional/empresarial: notícia, formal, e-mail convite formal, press release, texto argumentativo, carta de apresentação, entre outros. Leitura e análise de textos de vários autores em registos diversificados (ensaio, comentário, recensão, entre outros).
-
Objetivos
Objetivos
Esta Unidade curricular visa: Estimular a utilização consciente dos recursos da língua portuguesa em vários registos. Promover competências discursivas com vista a maior intencionalidade na comunicação. Aplicar técnicas, mecanismos e estruturas de expressão escrita com vista a uma comunicação mais eficaz. Desenvolver a capacidade de análise crítica de textos, identificando a sua estruturação, a significação objetiva e/ou figurativa na utilização das palavras. Estimular as competências de argumentação, com especial ênfase na articulação clara, precisa e deliberada das ideias. Fomentar a produção de diversos tipos de textos, atendendo à correção da escrita (ortográfica e gramatical) e aos requisitos da tipologia de texto em causa.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
IAs aulas são teórico-práticas e implicam a aplicação e desenvolvimento das competências de utilização da língua em exercícios práticos. A professora apresenta a temática com meios audiovisuais ou fomentando a discussão e a mobilização de conhecimentos prévios. A partir da apresentação e/ou discussão, os estudantes são estimulados a participar ativamente na construção de conhecimento, com base na leitura e discussão de textos de tipologias variadas, utilização de materiais diversificados, exercícios práticos, privilegiando-se o trabalho em pares ou pequenos grupos, com partilha em aula.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Estrela, E., Soares, M.A. & Leitão, M.J. (2010). Dicionário de dúvidas, dificuldades e subtilezas da Língua Portuguesa. Dom Quixote. Garner, B. (2018). Escrita Empresarial. Conjuntura Actual Editora Leite, S.A. (2017). Como escrever tudo em português correto. Editorial Presença. Neves, M. (2020). Pontuação em Português. Guia prático para escrever melhor. Guerra e Paz Editores. Provost, G. (2017). Cem maneiras de melhorar a escrita. Guerra & Paz Editores Tavares, S.D. (2025). O poder das nossas palavras. Oficina do Livro. Tavares, S.D. (2019). Comunicar com sucesso. Oficina do Livro. Tavares, S.D. (2015). 500 erros mais comuns da língua portuguesa. A Esfera dos Livros.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não