filmeu

Disciplina Técnicas de Expressão Escrita

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular providencia técnicas de expressão escrita adequadas a diferentes situações formais de comunicação, para que os alunos saibam escrever com clareza e rigor, de forma a elevar os seus textos a um nível de excelência.    Após a frequência nesta UC, os alunos deverão:   Saber escrever com clareza, rigor e correção linguística; Dominar as diferentes componentes da língua portuguesa: o léxico, a sintaxe e a semântica; Conhecer e aplicar as regras de ortografia e de pontuação; Saber adequar a comunicação escrita a diferentes contextos e destinatários; Conhecer a especificidade de diversos tipos de texto, de forma a promover a versatilidade na comunicação escita.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    PARTE 1 | BOM USO DA LÍNGUA PORTUGUESA Aspetos críticos de ortografia Aspetos críticos de flexão verbal Aspetos críticos de léxico Aspetos críticos de sintaxe   PARTE 2 | O PROCESSO DE ESCRITA O processo de escrita: planear, escrever, rever Da frase ao parágrafo Articulação do discurso: os conectores discursivos Mecanismos linguísticos que conferem impacto ao texto Uso correto da pontuação, com especial tónica no uso da vírgula   PARTE 3 | EXPRESSÃO ESCRITA Redação de textos da área profissional/empresarial: notícia, e-mail formal, convite formal, press release, texto argumentativo, carta de apresentação, entre outros. Leitura e análise de textos de vários autores em registos diversificados (ensaio, comentário, recensão, entre outros).
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta Unidade curricular visa:    Estimular a utilização consciente dos recursos da língua portuguesa em vários registos. Promover competências discursivas com vista a maior intencionalidade na comunicação. Aplicar técnicas, mecanismos e estruturas de expressão escrita com vista a uma comunicação mais eficaz. Desenvolver a capacidade de análise crítica de textos, identificando a sua estruturação, a significação objetiva e/ou figurativa na utilização das palavras. Estimular as competências de argumentação, com especial ênfase na articulação clara, precisa e deliberada das ideias. Fomentar a produção de diversos tipos de textos, atendendo à correção da escrita (ortográfica e gramatical) e aos requisitos da tipologia de texto em causa.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são teórico-práticas e implicam a aplicação e desenvolvimento das competências de utilização da língua em exercícios práticos. A professora apresenta a temática com meios audiovisuais ou fomentando a discussão e a mobilização de conhecimentos prévios. A partir da apresentação e/ou discussão, os estudantes são estimulados a participar ativamente na construção de conhecimento, com base na leitura e discussão de textos de tipologias variadas, utilização de materiais diversificados, exercícios práticos, privilegiando-se o trabalho em pares ou pequenos grupos, com partilha em aula. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Estrela, E., Soares, M.A. & Leitão, M.J. (2010). Dicionário de dúvidas, dificuldades e subtilezas da Língua Portuguesa, 2ª ed., Alfragide: Dom Quixote.  Garner, B. (2018). Escrita Empresarial. Lisboa: Conjuntura Actual Editora Leite, S.A. (2017). Como escrever tudo em português correto. Barcarena: Editorial Presença. Neves, M. (2020). Pontuação em Português. Guia prático para escrever melhor. Lisboa: Guerra e Paz Editores.  Provost, G. (2017). Cem maneiras de melhorar a escrita. Lisboa: Guerra & Paz Editores Tavares, S.D. (2015). 500 erros mais comuns da língua portuguesa. Lisboa: A Esfera dos Livros.  Tavares, S.D. (2019). Comunicar com sucesso. Dicas úteis para uma comunicação clara, empática e emocionalmente inteligente. Alfragide: Oficina do Livro. 
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios