filmeu

Disciplina Metodologias de Análise da Imagem

  • Apresentação

    Apresentação

    A actual sobreexposição às imagens nem sempre nos autoriza um olhar atento sobre a sua dimensão cultural e mediaticamente construída, dando muitas vezes lugar a uma percepção que naturaliza as imagens e as suas estratégias comunicacionais. Esta unidade curricular debruça-se sobre os diversos «enquadramentos» a que as imagens são sujeitas, considerando a sua importância para a recepção visual , designadamente para os actos de interpretação. Os géneros da imagem fotojornalística e da imagem publicitária assumir-se-ão aqui como estudos de caso particulares dos usos argumentativos da imagem, da sua relação com as mensagens verbais, assim como do profundo investimento estético de que o visual é hoje um objecto privilegiado.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Imagem e representação       1.1.       O que é a imagem?                                                     1.2.       A imagem enquanto signo;       1.3.       A constituição do signo em F. Saussure e em C.S. Peirce;       1.4.       O ícone, o índice e o símbolo;                                                            2. A interpretação visual      2.1.      Denotação versus conotação: os mecanismos associativos;          2.2.      Os códigos visuais;      2.3.      Elementos formais e saberes técnicos;      2.4.       A imagem e o texto: ¿ancoragem¿ e ¿ligação¿;        2.5.       A retórica das imagens.                                                                      3.  A imagem e o Homem      3.1       A imagem e a visão na cultura ocidental;                      3.2.      Imagem, técnica e ¿imagem técnica¿: definição e especificidades;                                  3.3.      A crença no fotográfico: «fotografia e verdade»; 
  • Objetivos

    Objetivos

    Fornecer conceitos e enquadramentos teóricos que permitam pensar e analisar imagens. Fazer compreender a evolução dos pensamentos sobre as imagens e suas implicações na actualidade. Analisar a incidência de mecanismos de veridicção na imagem fotográfica. Interpretar imagens identificando códigos visuais, elementos paratextuais, enquadramentos mediático diversificados e mecanismos de conotação. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta disciplina faz desde há vários anos um uso amplo das valências do moodle, nomeadamente: avaliação individual em ambiente digital; uso de questionários pontuais Conduzem-se exercícios práticos coletivos para reforço da aprendizagem. Faz-se um uso crítico e formativo de ferramentas de machine learning generativo, como o ChatGPT Introduzem-se saberes para domínio de plataformas de stable diffusion (a chamada inteligência artificial generativa) no domínio das imagens.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BARTHES, Roland (1984), «Retórica da imagem» em O óbvio e o obtuso, Lisboa, Edições 70 BELTING, Hans (2011), A verdadeira imagem, Lisboa, Dafne Editora. DUBOIS, Philippe (1991), O acto fotográfico, Lisboa, Vega. GERVEREAU, Laurent, Ver, compreender, analisar as imagens, Lisboa, Ed. 70, 2007  JENKS, Chris (1995), Visual Culture, Londres e Nova Iorque, Routledge. JOLY, Martine (1999), Introdução à análise de imagem, Lisboa, Edições 70 JOLY, Martine (2003), A imagem e a sua interpretação, Lisboa, Edições 70 JOLY, Martine (2005), A imagem e os signos, Lisboa, Edições 70 LISTER, Martin (1995), The photographic image in digital culture, Londres, Routledge.  ROSE, Gillian (2022), Visual Methodologies. An Introduction to the Interpretation of Visual Materials (5th Ed.), Londres, Sage
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios