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Disciplina Teoria dos Media

  • Apresentação

    Apresentação

    Formação teórica de base para os estudos em comunicação 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Determinação genealógica do conceito de «meio»: sentido e objecto de uma ‘teoria dos media’. Os dispositivos técnicos e a sua discursividade: da antiguidade ao presente. Media, discurso, realidade: media e poder; media e suspeição; media e simulações; remediação. Crítica marxista dos media: Walter Benjamin: media e arte; T.W. Adorno e a Indústria da Cultura; Günther Anders: mundo em imagens; Hans Magnus Enzensberger: media e mobilização. A escola canadiana dos media: Harold A. Innis: tempo e espaço; Eric A. Havelock: a herança grega; Marshall McLuhan: as extensões do corpo. Teoria dos meios na actualidade: Vilém Flusser: a escrita; Niklas Luhmann: forma e meio; Jean Baudrillard: a agonia do real; Paul Virilio: excesso e velocidade; Boris Groys: o submediático; Friedrich A. Kittler: o pós-humano; Peter Sloterdijk: «actio in distans».
  • Objetivos

    Objetivos

    a) distinguir meio (media) e tecnologia;  b) descrever experiência enquanto mediada tecnicamente;  c) aplicar os conhecimentos de forma argumentativa e crítica à situação actual;  d) identificar os principais paradigmas no pensamento da mediação; e) produzir um juízo crítico sobre os media em contexto criativo;  f) reconhecer as figurações dos media sobre a cultura;  g) conhecer a genealogia dos meios e como uma teoria dos media é possível;  h) reconhecer a ‘realidade dos media’;  i) identificar as diferenças e antíteses entre as diferentes posições teóricas;  j) posicionar-se criticamente sobre a história dos media;  k) conhecer as relações entre media e sociedade;  l) determinar o impacto dos media nas artes e na estética;  m) saber identificar as estratégias políticas possibilitadas pelos media;  n) identificar linhas de investigação nos estudos dos media.  o) saber capaz de construir um discurso argumentativo sistemático sobre as relações entre cultura, arte, media e realidade.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aula expositiva; hermenêutica e heurística textual; discussão pública dos argumentos; material visual de apoio.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Eric A. Havelock, A musa aprende a escrever. Reflexões sobre a oralidade e a literacia da antiguidade até ao presente. Lisboa, Gradiva, 1996. Friedrich A. Kittler, Gramophone, Film, Typewriter. Stanford: Stanford University Press, 1999. Günther Anders, La obsolescencia del hombre. Sobre el alma en la época de la segunda revolución industrial (Vol I). Valencia: Pre-Textos, 2011. Hans Magnus Enzensberger, «Constituents of a Theory of Media». In Timothy Druckrey (ed.), Electronic Culture. New York: Aperture, 1996. Harold A. Innis, The Bias of Communication. Toronto: Toronto University Press, 2006. Jean Baudrillard, O crime perfeito. Lisboa: Relógio d’Água. 1996. McLuhan, Marshall, Understanding Media. London/New York: Routledge, 2001. Paul Virilio, Esthétique de la disparition. Paris: Galilée, 1989.
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