-
Apresentação
Apresentação
Na convicção de que o interface entre Comunicação e Globalização está enquadrado numa área temática complexa, pluridisciplinar e em permanente mutação, os módulos programáticos que foram selecionados visam proporcionar aos estudantes a familiarização com o conceito de globalização numa perspetiva que tenha como base de análise a comunicação. Pretende-se também que a o conceito de Globalização possa ser estudado no âmbito do comércio mundial.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT168-15427
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Introdução à Globalização: Análise histórico-evolutiva; As escolas da globalização. 2. As redes como pilares da Globalização: Breve introdução ao estudo da teoria das redes; Os contributos do iluminismo para a globalização; O livre comércio; A estruturação de potências mundiais. 3.Contributos da indústria da informação para a globalização; A informação como mercadoria e elemento de aproximação 4.A propaganda como ferramenta de Globalização: A opinião pública; A ascensão de (alguns) estados; O advento da rádio e outros media. 5. A nova economia e a economia da partilha 6.A globalização e pandemia do Covid-19
-
Objetivos
Objetivos
Através de um conjunto de elementos teóricos relacionados com a contextualização da Globalização em interface com a Comunicação, propoem-se a criação de um espaço de modulação com a promoção das capacidades de juízo crítico e investigação autónoma junto de cada estudante. Ao familiarizar os estudantes com os conteúdos programáticos da unidade curricular, pretende-se habilitá-los com conhecimentos fiáveis sobre o que vem sendo academicamente produzido no interface da Comunicação e da Globalização. Por fim, é objetivo da disciplina dotar os estudantes de um património teórico e operativo estrurante para a reflexão autónoma e criativa.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia segue os seguintes princípios: expositiva, explicativa e reflexiva. Não está previsto o recurso à Inteligência artifical.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Brands, H. & Gavin, F. (2020). COVID-19 And World Order : The Future of Conflict, Competition, and Cooperation. Baltimore, Md. Baltimore, Md: Johns Hopkins University Press,Project MUSE. Flew, Terry (2018).Understanding Global Media. MacMillan Education. Gronwald, Klaus-Dieter (2017). Global Communication and Collaboration. Berlin, Springer. Roberts, A. & Lamp, N. (2021). Six faces of globalization : who wins, who loses, and why it matters. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press. Sorrells, K. (2022). Intercultural communication : globalization and social justice. Thousand Oaks, California: SAGE Publications, Inc. Stearns, Peter N. (2016). Globalization in World History (2nd ed.). London, Routledge Steger, M. (2020). Globalization : A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press. Wang, D., & Cao, D. (2022). Re-globalisation: When China meets the world again. Routledge.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não