filmeu

Disciplina Teoria das Relações Públicas

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular de Teoria das Relações Públicas abrange um campo de ação amplo e dinâmico, centrado na gestão estratégica da comunicação entre as organizações e os seus públicos. A área de atuação inclui a construção e manutenção da imagem e identidade organizacional, a mediação de relações com a imprensa, a gestão de crises e a utilização de novas mídias para comunicação eficaz. Os domínios de intervenção incluem a criação de estratégias de comunicação integradas, o desenvolvimento de campanhas de RP, a elaboração de press releases, a monitorização da cobertura mediática e a formação em media training. A pertinência desta unidade curricular no ciclo de estudos é fundamental, pois capacita os alunos com conhecimentos teóricos e práticos essenciais para a implementação de estratégias de comunicação eficientes e inovadoras, preparando-os para responder aos desafios contemporâneos das Relações Públicas no contexto organizacional.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Definição de Relações Públicas Abordagem histórica das Relações Públicas Modelos de RP segundo James Grunig Teoria de Agenda Setting; Comunicação Digital; Relações Públicas Relacionais Vários tipos de eventos Assessoria de imprensa Press Releases; Clipping; Press Kit; Media training Compreender o papel das Relações Públicas (RP) na comunicação A importância das RP na construção da marca e identidade Forças e fraquezas das RP e os desafios que enfrentam Distinguir os vários grupos targets e funções das RP Diferentes tipos de RP: interno, externo; corporativo e de marketing Ferramentas e Canais de RP Escolher as técnicas de orçamentação das RP Como medir a eficácia das RP Comunicar em tempo de crise e sua preparação antecipada Marketing de Relações Públicas - RP e Comunicação Integrada Etapas de um Plano de Relações Públicas e sua elaboração Novas regras de RP no mundo online; Novos Meios (Site, Blogs, Redes sociais, Foruns, Wikis) Campanha de RP online como se torna viral, buzz, word of mouse
  • Objetivos

    Objetivos

    1) Desenvolver a compreensão do enquadramento teórico de Relações Públicas. 2) Compreender o âmbito da função e seu papel nas estratégias de comunicação das organizações. 3) Questionar o objetivo e lugar das Relações Públicas na construção da imagem e identidade das organizações. 4) Sensibilizar os alunos para as áreas de aplicação e problemáticas específicas das Relações Públicas. 5) Fornecer aos alunos ferramentas conceptuais e técnicas nas suas variadas vertentes. 6) Consciencializar os estudantes da necessidade de avaliar e medir a eficácia das ações em Relações Públicas. 7) Apontar tendências de desenvolvimento das Relações Públicas utilizando os novos meios online.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Este curso adota metodologias inovadoras para apoiar o processo de ensino-aprendizagem, integrando exposição teórica, casos práticos e exercícios de aplicação. A exposição teórica será realizada com o uso de meios audiovisuais, proporcionando uma abordagem que permite a clarificação das problemáticas apresentadas.Os casos práticos serão utilizados para análise e discussão de situações reais, raciocínio estratégico e soluções implementadas. Além disso, serão realizados exercícios práticos para a aplicação dos conceitos e técnicas apresentados.  Por último, as metodologias ativas de aprendizagem são abordagens educacionais que envolvem os estudantes de forma participativa e prática, estimulando o desenvolvimento de capacidade crítica, colaborativas e autônomas. Exemplos incluem a aprendizagem baseada em problemas, projetos, estudos de caso e dinâmicas de grupo, onde os alunos se tornam agentes ativos no processo de construção do conhecimento, em vez de receptores passivos de informações.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Botan, C. H., & Sommerfeldt, E. J. (Eds.). (2023). Public relations theory III: In the age of publics. Routledge. O'Donnell, A. (2023). Public relations and communications: From theory to practice. Routledge. Heath, R. L., & Johansen, W. (Eds.). (2023). Public relations theory: Capabilities and competencies. Wiley. Smudde, P. (2023). Managing public relations (2nd ed.). Routledge. De Pelsmacker, P., Geuens, M., & Van Den Bergh, J. (2018). Marketing communications (6th ed.). Pearson. Kotler, P., Armstrong, G., Harris, L., & Piercy, N. (2017). Principles of marketing (7th European ed.). Pearson. Kotler, P., Keller, K. L., Brady, M., Goodman, T., & Hansen, T. (2016). Marketing management. Pearson. Ryan, D. (2017). Understanding digital marketing. Kogan Page. Ruão, T., & Fernández-Souto, A. B. (2021). Advanced public relations: Enhancing a reflexive and educational approach. Comunicação e Sociedade, (Special Issue), 9-15. https://doi.org/10.17231/comsoc.0(2020).2735      
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios