-
Apresentação
Apresentação
A disciplina de Teoria de Marketing permite aos alunos um suporte teórico relevante para as diferentes disciplinas de marketing que serão lecionadas ao longo da licenciatura. Fornece ferramentas de análise que conferem uma visão geral das atividades empresariais mas com um clara orientação para a perspetiva de marketing. Por outro lado, aposta no conhecimento do consumidor para perceber o que o move nas suas opções de compras. Isto permite, no futuro, desenvolver atividades de marketing que vão ao encontro das suas necessidades e desejos. Por último, esta disciplina, sendo eminentemente teórica, apresenta teorias de diferentes autores para que os alunos desenvolvam uma capacidade crítica / analítica e sejam capazes de questionar diferentes abordagens.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT168-1676
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ao Marketing 1.1. Discussão do conceito 1.2. Evolução das óticas de mercado 2. O Marketing e a Envolvente 2.1. Forças do macroambiente da empresa 2.2. Agentes do microambiente da empresa 3. O Mercado 3.1. Conceitos e tipos de mercado 4. Segmentação, Targeting e Posicionamento 5. Objetivos e Estratégias de Marketing 6. Marketing-Mix 6.1. Produto 6.2. Preço 6.3. Distribuição 6.4. Comunicação
-
Objetivos
Objetivos
Apresentar os fatores envolventes que influenciam o marketing; Transmitir informações gerais sobre o marketing e sobre os seus princípios teóricos; Introduzir e avaliar o impacto de algumas alterações recentes no marketing; Apresentar as principais variáveis do marketing mix e correlação dessas variáveis; Desenvolver o conhecimento e as competências necessárias à analises das atividades de marketing.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Visualizaçao de videos e pesquisas na sala de aulas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Kotler, P., Keller, K. e Chernev, A. (2024). Administração de Marketing, 16th Edição, Pearson Education do Brasil. Baynast, A., Lendrevie, J.; Le¿vy, J., D.; Dionísio, P. e Rodrigues, V. (2021). Mercator 25 Anos - O Marketing na Era Digital. 18a Edição, Publicac¿o¿es D. Quixote. Kotler, P., Pfoertsch, W., Sponholz, U. e Bedendio, M. (2024), Marketing H2H: A Jornada para o Marketing Human to Human, Benvira, Brasil.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não